Comunicação, metodologias e ferramentas para o ensino de matemática para alunos surdos

Patusi, Guilherme Fardin (2022-11-17)

tcc

RESUMO: O IBGE constatou que, em 2021, cerca de 5% da população brasileira era composta por pessoas com deficiência auditiva (D.A. e surdos), e com isso, percebe-se a necessidade de as práticas dos professores também abrangerem a educação para alunos surdos em escolas inclusivas. A pesquisa tem como objetivo responder à questão: “Como os professores de matemática tem lidado com os alunos surdos em salas de aula inclusivas” e, para isso, pretende-se identificar as tendências na utilização de metodologias e ferramentas pelos professores no ensino da matemática aos alunos surdos. A pesquisa foi feita por meio de um questionário com três professores ouvintes e um professor surdo, em uma escola inclusiva do município de Vargem Alta – ES, na qual se pode observar, por parte dos professores ouvintes, algumas dificuldades de comunicação, o uso de materiais manipuláveis e tecnologias para ensinar, e por parte do professor surdo, um conhecimento avançado de comunicação, metodologias e práticas.

ABSTRACT: The IBGE found that, in 2021, about 5% of the brazilian population was made up of people with hearing impairment (D.A. and deaves), and with that, it is noticed the need for teachers' practices to also cover education for deaf students in inclusive schools. The research aims to answer the question: “How math teachers have been dealing with deaf students in inclusive classrooms” and, for this, it is intended to identify the trend in the use of methodologies and tools by teachers in teaching mathematics to deaf students. The research was carried out through a questionnaire with three hearing teachers and one deaf teacher, in an inclusive school in the municipality of Vargem Alta - ES, in which it was possible to observe, on the hearing teachers part, some communication difficulties, the use of manipulable materials and technologies to teach, and on the deaf teacher part, an advanced knowledge of communication, methodologies and practices.


Collections: