dc.contributor.advisor | Araujo Junior, Aramis Cortes de | |
dc.contributor.author | Gonçalves, Dalila da Costa | |
dc.date.accessioned | 2022-11-21T13:22:17Z | |
dc.date.available | 2022-11-21T13:22:17Z | |
dc.date.issued | 2022 | |
dc.identifier.citation | GONÇALVES, Dalila da Costa. Educação Ambiental crítica: um pensar no contexto das mudanças climáticas. 2022. 28 f. Monografia (Especialização em Práticas Pedagógicas) - Instituto Federal do Espírito Santo, Alegre, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/2514 | |
dc.description.abstract | As alterações climáticas estão se intensificando a cada ano, e estão destinadas a se tornarem muito mais drásticas e frequentes, ascendendo uma alerta planetária. Ao longo da evolução humana, a forma de se relacionar com a natureza mudou, e o comportamento baseado na superexploração dos recursos naturais tornou-se insustentável. O restabelecimento da conexão humana com seu habitat natural é uma das formas de mitigar os problemas ambientais. No entanto, esse processo requer ações efetivas que desperte em todos os indivíduos uma conscientização e sensibilização ambiental, voltada para o desenvolvimento de cidadãos críticos e transformadores. A preocupação ambiental de uma sociedade está ligada diretamente com a forma como os indivíduos relacionam-se com o meio ambiente, dessa forma, a educação ambiental crítica é a base da transformação social, ambiental e econômica, capaz de modificar as formas de pensar e agir do homem para o desenvolvimento sustentável. Proteger e restaurar o Planeta exigirá mudanças nos padrões de comportamentos, em pequena e larga escala,
mediados por pessoas comprometidas com a causa ambiental, nesse processo o fator humano é um importante agente de mudança. Nessa perspectiva, este trabalho busca despertar os leitores para a necessidade de se promover uma educação ambiental reflexiva e crítica no contexto das mudanças climáticas para o século XXI e propõe uma ferramenta pedagógica educacional itinerante aplicável em diversas instituições. Devido ao maior envolvimento junto à sociedade, essa modalidade itinerante aproxima os sujeitos em diversos espaços formais e não formais, resultando em uma rede crítica de conhecimentos determinada a adotar comportamentos pró-ambientais com o meio que os cerca. Espera-se que a proposta itinerante possa ser adotada por muitas instituições e ainda despertar muitos outros projetos de transformação socioambiental. | pt_BR |
dc.format.extent | 28 f. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Alegre | pt_BR |
dc.rights | acesso_aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação Ambiental | pt_BR |
dc.subject | Escolas móveis | pt_BR |
dc.subject | Jogos educativos | pt_BR |
dc.subject | Conscientização ambiental | pt_BR |
dc.title | Educação Ambiental crítica: um pensar no contexto das mudanças climáticas | pt_BR |
dc.type | tcc | pt_BR |
dc.publisher.local | Alegre | pt_BR |
ifes.campus | Campus_de_Alegre | pt_BR |
ifes.course.underposgraduate | Programa de Pós-Graduação Lato Sensu em Práticas Pedagógicas | |
dc.contributor.member | Oliveira, Elisângela dos Santos de | |
dc.contributor.member | Fernandes, Andressa Lemos | |
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