Show simple item record

Educação Ambiental crítica: um pensar no contexto das mudanças climáticas

dc.contributor.advisorAraujo Junior, Aramis Cortes de
dc.contributor.authorGonçalves, Dalila da Costa
dc.date.accessioned2022-11-21T13:22:17Z
dc.date.available2022-11-21T13:22:17Z
dc.date.issued2022
dc.identifier.citationGONÇALVES, Dalila da Costa. Educação Ambiental crítica: um pensar no contexto das mudanças climáticas. 2022. 28 f. Monografia (Especialização em Práticas Pedagógicas) - Instituto Federal do Espírito Santo, Alegre, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/2514
dc.description.abstractAs alterações climáticas estão se intensificando a cada ano, e estão destinadas a se tornarem muito mais drásticas e frequentes, ascendendo uma alerta planetária. Ao longo da evolução humana, a forma de se relacionar com a natureza mudou, e o comportamento baseado na superexploração dos recursos naturais tornou-se insustentável. O restabelecimento da conexão humana com seu habitat natural é uma das formas de mitigar os problemas ambientais. No entanto, esse processo requer ações efetivas que desperte em todos os indivíduos uma conscientização e sensibilização ambiental, voltada para o desenvolvimento de cidadãos críticos e transformadores. A preocupação ambiental de uma sociedade está ligada diretamente com a forma como os indivíduos relacionam-se com o meio ambiente, dessa forma, a educação ambiental crítica é a base da transformação social, ambiental e econômica, capaz de modificar as formas de pensar e agir do homem para o desenvolvimento sustentável. Proteger e restaurar o Planeta exigirá mudanças nos padrões de comportamentos, em pequena e larga escala, mediados por pessoas comprometidas com a causa ambiental, nesse processo o fator humano é um importante agente de mudança. Nessa perspectiva, este trabalho busca despertar os leitores para a necessidade de se promover uma educação ambiental reflexiva e crítica no contexto das mudanças climáticas para o século XXI e propõe uma ferramenta pedagógica educacional itinerante aplicável em diversas instituições. Devido ao maior envolvimento junto à sociedade, essa modalidade itinerante aproxima os sujeitos em diversos espaços formais e não formais, resultando em uma rede crítica de conhecimentos determinada a adotar comportamentos pró-ambientais com o meio que os cerca. Espera-se que a proposta itinerante possa ser adotada por muitas instituições e ainda despertar muitos outros projetos de transformação socioambiental.pt_BR
dc.format.extent28 f.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherAlegrept_BR
dc.rightsacesso_abertopt_BR
dc.subjectEducação Ambientalpt_BR
dc.subjectEscolas móveispt_BR
dc.subjectJogos educativospt_BR
dc.subjectConscientização ambientalpt_BR
dc.titleEducação Ambiental crítica: um pensar no contexto das mudanças climáticaspt_BR
dc.typetccpt_BR
dc.publisher.localAlegrept_BR
ifes.campusCampus_de_Alegrept_BR
ifes.course.underposgraduatePrograma de Pós-Graduação Lato Sensu em Práticas Pedagógicas
dc.contributor.memberOliveira, Elisângela dos Santos de
dc.contributor.memberFernandes, Andressa Lemos


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record