Projetos de ensino: complementando a teoria e despertando vocações, permitindo ao estudante atualização e aprendizado, ao simular o mundo do trabalho

Resende, Ivan Luiz (2022)

tcc

Essa pesquisa se baseia em uma intervenção pedagógica, sobre a forma de um projeto de ensino denominado Miniempresa, cujo objetivo e a apresentação e aproximação dos estudantes do 2º ano de Administração do ensino médio integrado do Campus Centro-Serrano do Ifes ao mundo empresarial/profissional, dando a possibilidade de ter uma chance de despertar neles o empreendedorismo e a vocação para uma carreira. Os estudantes são orientados a criar um produto e fundar uma empresa fictícia, para a fabricação e venda deste produto, vivenciando assim todas as etapas de criação e venda, que aconteceria normalmente em uma empresa real. Atuamos ao longo de todo o ano letivo, no início (01 semestre) com o apoio da JAES Brasil (Junior Achievement do Espírito Santo) e depois em diversos outros eventos internos e externos. Com isso estaremos dando a oportunidade de o estudante executar na prática os aprendizados conquistados na teoria em sala de aula, contribuindo para a consolidação do conhecimento e ao mesmo tempo criando oportunidades de desenvolver neles o empreendedorismo e a possibilidade de descobrimento de vocações ou carreiras a seguir. Os participantes ocuparão todos os postos de trabalho da empresa, da diretoria à produção, com a supervisão de um coordenador e professores voluntários, e serão responsáveis por todos os processos (Administração Produção, Finanças, Marketing, RH) inerentes ao funcionamento de uma empresa. Verificamos que durante o projeto e também na sua finalização, os estudantes demonstram uma satisfação muito grande na participação, com ganhos de novos conhecimentos e habilidades, conhecendo e se interessando pelo empreendedorismo e também experimentando um despertamento de vocações, em diversas carreiras, onde concluímos que o projeto de ensino Miniempresa, cumpre muito bem os seus objetivos.


Collections: