O uso do Canva nas práticas pedagógicas: criação de histórias e suas possibilidades

Gonçalves, Marilane Campista (2022)

tcc

O presente trabalho aborda o uso do Canva nas práticas pedagógicas, em especial, do recurso de criação de histórias, entrelaçando os componentes curriculares de Língua Portuguesa, História e Geografia em um trabalho interdisciplinar, na turma de 6º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental (EMEIEF) São Sebastião, em Santa Maria de Jetibá, estado do Espírito Santo. Objetiva utilizar o Canva para criação de Histórias, potencializando a sistematização da dinâmica dos processos de aprendizagem. Propõe a criação de histórias para facilitar e ampliar a compreensão dos assuntos abordados, bem como da produção dos estudantes, estimulando sua criatividade. No final do processo de construção de histórias, dos temas propostos haverá divulgação através de um jornal da escola, compartilhando com outros professores e estudantes que não estiveram diretamente envolvidos no processo. Foi utilizada a metodologia de pesquisa qualitativa, associada a estudo de caso (André, 2005) como forma de ampliar o entendimento da realidade específica, envolvendo os três professores, e seus componentes curriculares. Para o referencial teórico valemo-nos de José Moran (2017, 2022) para dialogar conosco sobre tecnologia na educação, Ivani Arantes Fazenda (2005) que dialoga sobre interdisciplinaridade, dentre outros. Esperamos produzir sentidos nas práticas pedagógicas com o uso da tecnologia educacional, possibilitando práticas pedagógicas que facilitem e ampliem a criatividade, a compreensão dos temas trabalhados, a partir das construções de histórias, pelos professores, mas também pelos estudantes.

The present work addresses the use of Canva in pedagogical practices, in particular, the resource of creating stories, intertwining the curricular components of Portuguese Language, History and Geography in an interdisciplinary work, in the 6th grade class of Elementary School at EMEIEF São Sebastião, in Santa Maria de Jetibá, state of Espírito Santo. Aiming to use Canva to create Stories, enhancing the systematization of the dynamics of learning processes. It proposes the creation of stories to facilitate and expand the understanding of the topics covered, as well as the students' production, stimulating their creativity. At the end of the story building process, the proposed themes will be disseminated through a school newspaper, in which they can share with other teachers who were not directly involved in the process, as well as from other spaces. We used qualitative research and the case study (André, 2005) as a way to broaden the understanding of the specific reality, involving the three teachers and their curricular components. For the theoretical reference we use José Moran (2017, 2022) to dialogue with us about technology in education, Ivani Arantes Fazenda (2005) who dialogues about interdisciplinarity. We hope to produce meanings in pedagogical practices with the use of educational technology, enabling pedagogical practices that facilitate and expand their creativity, their understanding of the themes worked, from the constructions of stories, by teachers, but also by students.


Colecciones: