O cotidiano no supervisor escolar e suas práticas pedagógicas
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Destarte que de posse da leitura e fundamentação dos teóricos que dão sustentação aos atuais estudos sobre a prática docente, com âncora do processo formativo, contínuo e diagnóstico no redimensionamento da ação educativa evidencio o tema de pesquisa, O Cotidiano do Supervisor Escolar e suas Práticas Pedagógicas. É importante destacar que a minha atuação como Pedagogo – Supervisor Escolar se dá desde 2009, nesse itinerário até os atuais ciclos. Tenho acompanhado as fragilidades docentes e os desafios pautados na educação que por sua vez, demanda de intervenções pedagógicas. Logo, essa escolha temática, objetiva objetivo geral suscitar contribuições do supervisor escolar como articulador no processo educativo. Saliento que para uma eficácia e melhoria do ensino e aprendizagem, é necessário, sobretudo, contribuição com a formação dos docentes. Assim, será promovida a avaliação das ações e metas definidas na proposta pedagógica da escola com realização do planejamento participativo para definição dos objetivos claros, coerentes com a realidade dos educandos. Também será proposto a elaboração de projetos a partir do coletivo da escola para trabalhar a integração família e escola, a partir da realidade escolar. Dessa forma, espera-se que os resultados dessas ações, possam motivar as escolas, a reservar momentos para refletir de forma coletiva a ação pedagógica desenvolvida, especialmente na prática docente com contribuições de práticas pedagógicas do Supervisor Escolar. Desse modo, possa proporcionar aos educandos, educadores e família o desenvolvimento no processo ensino aprendizagem como mediador na promoção de transformação social. A educação precisa ser significativa para a vida das pessoas. Nesse sentido, o trabalho de orientação exercido pelo supervisor é apontado como um instrumento6 essencial na dinâmica escolar, podendo ser um diferencial a mais na prática pedagógica. Na atual conjuntura histórica educacional a figura do supervisor tem se apresentado como o parceiro indispensável do professor no ambiente escolar, visto que são muitos os conflitos que permeiam este ambiente. Conflitos estes que tem haver como as diversas realidades familiares reunidas em salas com até 50 anos. Trata-se de casos de alunos que usam drogas, casos de gravidez precoce, alunos que vivem em situação de risco social, que vivem com famílias que não a sua, que possuem transtornos de aprendizagem, enfim, são muitas as diversidades que o professor precisa saber lidar e sobrepor sua metodologia de trabalho de modo que venha conquistar esses alunos e levá-los a superarem tantas diversidades e acreditarem que podem aprender e utilizar tais conhecimentos para mudarem sua realidade. No entanto os conflitos que cruzam o caminho do supervisor escolar não se limitam aos problemas que ocorrem devido à realidade familiar dos educandos. Estes também circundam a relação supervisor X professor, visto que, trata-se de uma classe de profissionais bastante eclética, pois, muitos deles consideram-se detentores dos conhecimentos necessários para atuarem na educação e não precisam da contribuição do supervisor, tão pouco de materiais teóricos para aprimorarem seus saberes. Sobretudo, cabe salientar que muitos professores valorizam a função supervisora, uma vez que este profissional consiste numa figura primordial na comunidade escolar no que tange à prática pedagógica, auxiliando a escola na oferta de uma educação que valorize o processo de ensino-aprendizagem significativo e de qualidade. A partir da percepção das dificuldades que os professores tem sentido ao longo das últimas décadas e o agravamento de tal realidade, viu-se a necessidade de expor de forma mais clara possível a figura do profissional que tem sido o apoio desses profissionais dentro das escolas: o supervisor escolar. Atualmente algumas pessoas ainda confundem o papel do supervisor com a figura de um inspetor, vigilante, ou então como aquele profissional que está na escola para resolver todos os problemas que surgirem, inclusive problemas administrativos7 (inerentes ao diretor) ou problemas de indisciplina ou atrasos de alunos (atribuição do coordenador), enfim, muitos ainda não sabem quais são as verdadeiras atribuições do supervisor escolar e suas contribuições pedagógicas no ambiente escolar. A comunidade escolar tem exigido de seus profissionais inovação e aprimoramento nas metodologias aplicadas, considerando primordial o espírito de equipe de professores, supervisores, diretores objetivando promover o sucesso da educação de um modo geral. Portanto, o supervisor precisa estar mais atento à prática pedagógica de alguns professores que ainda não se atentaram para as urgentes mudanças de paradigmas e de postura. Partindo da premissa de que o ambiente escolar tem se transformado para atender às necessidades de aprendizagem do educando, para que ele possa vivenciar experiências em um espaço onde irá construir seu conhecimento a partir do que é oferecido pelo ambiente e pelas intervenções realizadas pelo professor e que nesse percurso pode-se contar com a colaboração do supervisor escolar é que surge o seguinte questionamento cientifico: Qual o papel do supervisor no cotidiano escolar e suas práticas pedagógicas?
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