DISPOSITIVO DE CONTROLE NA ESCOLA: REPRESENTAÇÕES DO FEMININO DESPERTADAS PELA DANÇA

Dornelas, Vitória Felicio ; Oliveira, Márcia Rezende de (2022-07-13)

trabalho de conclusão de curso

Vivemos em uma sociedade patriarcal e machista, assim, o presente estudo visa observar essas relações de gênero no ambiente escolar. Isto é, se há perpetuação de relações de controle sobre o corpo feminino social e culturalmente na escola. O objetivo é verificar se há alguma reprodução de controle do corpo feminino e se as representações se tornariam perceptíveis aos alunos a partir da prática reflexiva utilizando a dança como um instrumento. Foram utilizadas três aulas, no conteúdo de Estética, em três diferentes escolas, utilizando uma abordagem de análise analítica da reflexão despertada pelo exercício da dança. A prática foi baseada no método de Klaus Vianna e na reflexão do vídeo “O que significa fazer as coisas tipo menina?” O trabalho se mostrou válido e interessante possibilitando tornar os estudantes protagonistas em seu ensino-aprendizagem e na sua construção como cidadão.


Collections: