dc.contributor.advisor | Meneguelli, Adrianna Machado | |
dc.contributor.author | Depizzol, Daniela Bertolini | |
dc.contributor.author | Meneguelli, Adrianna Machado | |
dc.date.accessioned | 2022-11-11T19:43:10Z | |
dc.date.available | 2022-11-11T19:43:10Z | |
dc.date.issued | 2021 | |
dc.identifier.citation | DEPIZZOL, D. B.; MENEGUELLI, A. M.; Contribuições da escola na formação da literacia estatística do aluno-cidadão, 2021. 23 f. Trabalho final de curso (Pós-graduação em Práticas Pedagógicas para Professores) - Instituto Federal do Espírito Santo, Cariacica, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/2500 | |
dc.description.abstract | Desde quando a Estatística foi inserida na educação formal, pouca coisa mudou na sua forma de ensinar, mas muita coisa mudou sobre o mundo que nos cerca e sobre a aplicabilidade e a necessidade desse conteúdo. Vive-se atualmente na chamada sociedade da informação, principalmente governada por grandes bancos de dados gerados a todo instante. Diante disso, surge a necessidade do cidadão atual ter sua literacia estatística trabalhada ainda no ambiente escolar, desde as séries iniciais. Diante desse contexto, o presente trabalho tem o objetivo de fazer uma revisão da literatura sobre a literacia estatística e as recomendações pedagógicas para o ensino desse conteúdo nos moldes que adeque esse conteúdo à sociedade moderna. Além disso, é apresentada uma proposta pedagógica fundada na Aprendizagem Baseada em Problemas, que foi a prática pedagógica que observou-se melhor se adequar ao tema estatística. Como trabalho futuro sugere-se a aplicação dessa prática em sala de aula, e sua comparação com técnicas tradicionais. | pt_BR |
dc.format.extent | 23 p. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | acesso_aberto | pt_BR |
dc.subject | Literacia estatística | pt_BR |
dc.subject | Big data | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Estatística | pt_BR |
dc.title | Contribuições da escola na formação da literacia estatística do aluno-cidadão | pt_BR |
dc.type | tcc | pt_BR |
dc.publisher.local | Cariacica | pt_BR |
ifes.campus | Campus_Cariacica | pt_BR |
dc.contributor.institution | Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) | pt_BR |
ifes.author.lattes | http://lattes.cnpq.br/3800298216540196 | pt_BR |
dc.description.affiliationIfes | Campus_Cariacica | pt_BR |
ifes.advisor.lattes | http://lattes.cnpq.br/5918972460759215 | pt_BR |
ifes.course.underposgraduate | Práticas Pedagógicas | |
dc.contributor.member | Motta, Gláucio Rodrigues | |
dc.contributor.member | Gadioli, Anderson Oliveira | |
ifes.author.orcid | https://orcid.org/0000-0003-4232-5447 | pt_BR |
Redes Sociais