Contribuições da escola na formação da literacia estatística do aluno-cidadão
tcc
Desde quando a Estatística foi inserida na educação formal, pouca coisa mudou na sua forma de ensinar, mas muita coisa mudou sobre o mundo que nos cerca e sobre a aplicabilidade e a necessidade desse conteúdo. Vive-se atualmente na chamada sociedade da informação, principalmente governada por grandes bancos de dados gerados a todo instante. Diante disso, surge a necessidade do cidadão atual ter sua literacia estatística trabalhada ainda no ambiente escolar, desde as séries iniciais. Diante desse contexto, o presente trabalho tem o objetivo de fazer uma revisão da literatura sobre a literacia estatística e as recomendações pedagógicas para o ensino desse conteúdo nos moldes que adeque esse conteúdo à sociedade moderna. Além disso, é apresentada uma proposta pedagógica fundada na Aprendizagem Baseada em Problemas, que foi a prática pedagógica que observou-se melhor se adequar ao tema estatística. Como trabalho futuro sugere-se a aplicação dessa prática em sala de aula, e sua comparação com técnicas tradicionais.
Redes Sociais