Desenvolvimento de competências estatísticas no ensino médio por meio da modelagem matemática : analisando as diferentes representações
Dissertação de mestrado
RESUMO: Este trabalho é consequência de uma preocupação quanto ao ensino e aprendizagem de estatística em um curso técnico integrado ao ensino médio. Esporadicamente, o professor enfatiza os aspectos técnicos e operacionais da disciplina, desvinculando as atividades propostas em sala de aula da realidade do aluno. Nesse cenário, o objetivo da pesquisa é analisar o desenvolvimento das competências estatísticas, com alunos do ensino médio, por meio de uma atividade de Modelagem Matemática, tendo como instrumento de análise a Teoria das Representações Semióticas. Como desdobramento, identificamos possíveis registros de representação semiótica que contribuem para o desenvolvimento das competências estatísticas; elaborar um conjunto de atividades que possibilite a coordenação de diversos registros de representação semiótica do objeto matemático: estatística descritiva; identificar o desenvolvimento das competências estatísticas: literacia, pensamento e raciocínio, tendo por apoio teórico os registros de representação semiótica; e elaborar um guia didático que apresente aos professores as possibilidades do ensino de estatística, tendo a Modelagem Matemática como aporte metodológico. Para alcançar esses objetivos, procedeu-se a uma revisão de literatura, em que se busca fundamentar e delinear a concepção da Educação Estatística, de acordo com Campos, Wodewostzki e Jacobini; a de Modelagem Matemática, tendo-se como referências os trabalhos de Bassanezi e Biembengut, que desenvolvem práticas de Modelagem Matemática; e a da Teoria dos Registros de Representações Semióticas, de Raymond Duval, devido à relevância da conversão de registros para abordar o ensino de estatística. A pesquisa é de cunho qualitativo, cujos instrumentos metodológicos são as observações (registros de aulas e fotografias), as atividades dos alunos, diário de bordo e entrevistas coletivas. A análise desses aspectos ocorreu segundo abordagens metodológicas propostas por Duval.
ABSTRACT: This work is the result of a concern about the statistical teaching and learning in an integrated technical school to high school. Sporadically, the teacher emphasizes the technical and operational aspects of the discipline, separating the activities proposed in class of the student reality. In this scenario, the goal of the research is to analyze the development of statistical skills, with high school students, through a mathematical modeling activity, having as an analytical tool the Theory of Semiotic Representations. As an unfolding, we identify possible records of semiotic representation that contribute to the development of statistical skills; to elaborate a set of activities that allows the coordination of several records of semiotic representation of the mathematical object: descriptive statistics; identify the development of statistical skills: literacy, thinking and reasoning, with the theoretical support of semiotic representation registers; and develop a teaching guide to present to the teachers the possibilities of statistical education, and Mathematical Modeling as a methodological contribution. To achieve these goals, we proceeded to a literature review, which seeks to support and outline the design of Statistics Education, according to Campos, Wodewostzki and Jacobini; the Mathematical Modeling, having as reference the work of Bassanezi and Biembengut who develop mathematical modeling practices; and the Theory of Semiotic Representation Records, Raymond Duval, due to the importance of converting records to address the statistical education. The research is qualitative approach that methodological tools are the observations (classes of records and photographs), student activities, logbook and press conferences. The analysis of these aspects came second methodological approaches proposed by Duval.
Redes Sociais