Browsing Ciências Humanas by Issue Date
Now showing items 1-20 of 220
-
O lugar dos sambaquis no acervo do patrimônio cultural do município de Presidente Kennedy-ES: uma formação de professores dialógico-dialética
(Vitória, 2017)RESUMO: Esta pesquisa discute os espaços territoriais como documentos vivos, que ensejam interpretações e possibilidades educacionais para múltiplos conhecimentos, e a memória e o esquecimento como produtos sócio-histó ...
-
Projeto escolar 'Semear e Colher Cidadania': diálogos sobre temáticas de filosofia articulado à educação CTS/CTSA no ensino técnico de nível médio
(Vitória, 2017)RESUMO: O objetivo dessa pesquisa foi o de analisar os aspectos metodológicos e a educação CTS/CTSA no desenvolvimento do projeto de Filosofia Semear e Colher Cidadania para a educação básica no ensino médio, realizado no ...
-
Descobrindo sambaquis: uma proposta de educação patrimonial com a comunidade escolar do distrito de Jaqueira, Presidente Kennedy-ES-Brasil
(Vitória, 2017)RESUMO: A Educação Patrimonial pode ser compreendida como um processo educativo, formal ou não formal, cujo objeto é o patrimônio cultural, sendo este caracterizado por todos os bens de natureza material ou imaterial que ...
-
Liberdade, liberdade! A luta da população negra em Queimado: perspectivas libertárias para o ensino em relações étnico-raciais
(Vitória, 2017)RESUMO: Esta pesquisa se insere na linha de pesquisa “Práticas Educativas” do Mestrado Profissional em Ensino de Humanidades do Instituto Federal do Espírito Santo e tem como objeto de pesquisa o Sítio Histórico de ...
-
Cidadania emancipatória e educação ambiental : uma intervenção a partir da pedagogia histórico crítica
(Vitória, 2017)RESUMO: O presente trabalho investigou a relação entre os temas cidadania emancipatória e educação ambiental. Com isso questionamos: é possível que a formação para cidadania seja emancipatória, e não apenas reprodutora da ...
-
Cidadania emancipatória e educação ambiental : uma intervenção a partir da pedagogia histórico-crítica
(Vitória, 2017)RESUMO: O presente trabalho investigou a relação entre os temas cidadania emancipatória e educação ambiental. Com isso questionamos: é possível que a formação para cidadania seja emancipatória, e não apenas reprodutora da ...
-
O entorno da Vale S.A. na perspectiva da cidade educativa : da miopia verde à catarse do pó preto
(2018)RESUMO: Esta pesquisa problematiza e critica as dinâmicas ambientais entre a Vale S.A. e o seu entorno, em especial no que tange à emissão do “pó preto”, com o intuito de transformar essa problematização em subsídio para ...
-
Refazer o caminho da história local : uma possibilidade de ensino a partir da parceria “escola & comunidade”
(2018)RESUMO: O presente texto relata um projeto de pesquisa do curso de Mestrado Profissional em Ensino de Humanidades do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES), campus Vitória (ES). Buscou-se responder à seguinte questão: ...
-
Rompendo muros, trilhando conhecimentos : contribuições da aula de campo para a alfabetização científica
(2018)RESUMO: O presente apresenta pesquisa realizada no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Humanidades do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES), cujo o objetivo é desenvolver uma ...
-
O Parque Moscoso como espaço-memória da cidade de Vitória : a educação na cidade em debate na formação continuada de professores
(2018)RESUMO: O objeto da presente pesquisa é o Parque Moscoso, parque urbano situado no centro histórico da cidade de Vitória/ES, e suas interfaces com educação, memória e cidade. O objetivo da investigação é compreender de ...
-
Educação na cidade: o processo de modernização da cidade de Vitória em debate na formação de professores
(Vitória, 2018)RESUMO: Esta investigação insere-se na linha de pesquisa formação de professores do Programa de PósGraduação em Ensino de Humanidades (PPGEH), do curso de Mestrado Profissional em Ensino de Humanidades do Instituto Federal ...
-
Autismo, linguagem e inclusão: as práticas pedagógicas sob a abordagem epilinguística e sociológica
(Vitória, 2018)RESUMO: Esta pesquisa se insere na linha de pesquisa de práticas educativas do Mestrado Profissional em Ensino de Humanidades. Ela objetiva compreender como ocorreu o desenvolvimento da linguagem de uma estudante com autismo ...
-
Refazer o caminho da história local: uma possibilidade de ensino a partir da parceria "escola & comunidade"
(Vitória, 2018)RESUMO: O presente texto relata um projeto de pesquisa do curso de Mestrado Profissional em Ensino de Humanidades do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES), campus Vitória (ES). Buscou-se responder à seguinte questão: ...
-
Grêmio estudantil: caminhos para a emancipação
(Vitória, 2018)RESUMO: A presente dissertação está inserida na linha de Práticas Educativas do Mestrado Profissional em Ensino de Humanidades, do Instituto Federal do Espírito Santo, e nas discussões acerca do conceito de emancipação, ...
-
Identidade pomerana: uma viagem formativa desvelando conflitos soterrados
(Vitória, 2018)RESUMO: Esta pesquisa indaga quais conflitos se colocam na construção da atual identidade do povo pomerano na cidade de Santa Maria de Jetibá (ES) e em que medida esses conflitos se encontram em evidência ou soterrados na ...
-
O entorno da Vale S.A. na perspectiva do direito à cidade educativa: da miopia verde à catarse do pó preto
(Vitória, 2018)RESUMO: Esta pesquisa problematiza e critica as dinâmicas ambientais entre a Vale S.A. e o seu entorno, em especial no que tange à emissão do “pó preto”, com o intuito de transformar essa problematização em subsídio para ...
-
Secundaristas em práticas feministas
(Vitória, 2018)RESUMO: Este trabalho discute questões de gênero no ambiente educacional a partir de observações e intervenções ocorridas em sala de aula, recreios, banheiros, corredores, sala de professores e biblioteca do Instituto ...
-
Educação e cidade : diálogos possíveis para explorar a temática afro-brasileira na EJA
(Vitória, 2018)RESUMO: Esta pesquisa insere-se na linha de pesquisa formação de professores do Programa de Pós-graduação em Ensino de Humanidades (PPGEH), do curso de Mestrado Profissional em Ensino de Humanidades do Instituto Federal ...
-
Rompendo muros, trilhando conhecimentos: contribuições da aula de campo para a alfabetização científica
(Vitória, 2018)RESUMO: O presente apresenta pesquisa realizada no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Humanidades do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES), cujo o objetivo é desenvolver uma ...
-
Grêmio estudantil : caminhos para emancipação
(2018)RESUMO: A presente dissertação está inserida na linha de Práticas Educativas do Mestrado Profissional em Ensino de Humanidades, do Instituto Federal do Espírito Santo, e nas discussões acerca do conceito de emancipação, ...
Redes Sociais