Browsing Ciências Humanas by Issue Date
Now showing items 21-40 of 247
-
Grêmio estudantil: caminhos para a emancipação
(Vitória, 2018)RESUMO: A presente dissertação está inserida na linha de Práticas Educativas do Mestrado Profissional em Ensino de Humanidades, do Instituto Federal do Espírito Santo, e nas discussões acerca do conceito de emancipação, ...
-
Secundaristas em práticas educativas feministas
(Vitória, 2018)RESUMO: Este trabalho discute questões de gênero no ambiente educacional a partir de observações e intervenções ocorridas em sala de aula, recreios, banheiros, corredores, sala de professores e biblioteca do Instituto ...
-
O entorno da Vale S.A. na perspectiva do direito à cidade educativa: da miopia verde à catarse do pó preto
(Vitória, 2018)RESUMO: Esta pesquisa problematiza e critica as dinâmicas ambientais entre a Vale S.A. e o seu entorno, em especial no que tange à emissão do “pó preto”, com o intuito de transformar essa problematização em subsídio para ...
-
Refazer o caminho da história local: uma possibilidade de ensino a partir da parceria "escola & comunidade"
(Vitória, 2018)RESUMO: O presente texto relata um projeto de pesquisa do curso de Mestrado Profissional em Ensino de Humanidades do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES), campus Vitória (ES). Buscou-se responder à seguinte questão: ...
-
Autismo, linguagem e inclusão: as práticas pedagógicas sob a abordagem epilinguística e sociológica
(Vitória, 2018)RESUMO: Esta pesquisa se insere na linha de pesquisa de práticas educativas do Mestrado Profissional em Ensino de Humanidades. Ela objetiva compreender como ocorreu o desenvolvimento da linguagem de uma estudante com autismo ...
-
O trabalho com a literatura infantil no pacto pela Alfabetização na idade certa (PNAIC)
(2018)RESUMO: Os resultados da pesquisa analisados neste relatório partem de um estudo cuja finalidade foi investigar o trabalho com a leitura de literatura infantil materializado no Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade ...
-
"Joga 'bunito' qu'eu quero aprendê" : contribuições da capoeira Angola para o ensino de história e cultura afro-brasileira no Ensino Fundamental I
(Vitória, 2018)RESUMO: Esta pesquisa tem por tema central a Capoeira Angola como práxis educativa afro- brasileira de grande relevância para uma formação humana integral e como possibilidade de alargar as perspectivas da prática ...
-
A linguagem em humanidades: um estudo de abordagem epilinguística com história em quadrinhos
(Vitória, 2018)RESUMO: Esta pesquisa apresentada ao programa de Pós-graduação em Ensino de Humanidades, do Instituto Federal do Espírito Santo, situa-se na linha de pesquisa “Práticas Pedagógicas”. A sua investigação se relaciona com ...
-
Uma Intervenção arqueológica no sambaqui do Rio Preto, Presidente Kennedy, para o trabalho com educação patrimonial na EMEIEF Bery Barreto de Araújo
(Vitória, 2019)RESUMO: Ao partilharmos da concepção que os espaços territoriais são documentos vivos, que nos permitem um leque de interpretações, ensejando múltiplas possibilidades educacionais e cientes de que a memória e o esquecimento ...
-
Ensino (do) religioso e laicidade: princípios para uma educação da liberdade religiosa
(Vitória, 2019)RESUMO: A presente pesquisa se insere na linha de pesquisa de “Práticas educativas” do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Humanidades do Instituto Federal do Espírito Santo, no curso de Mestrado Profissional. A ...
-
Espaços com potencial educativo em Nova Almeida: possibilidades de novas aprendizagens para alunos da educação de jovens e adultos na perspectiva da pedagogia histórico-crítica
(Vitória, 2019)RESUMO: Esta pesquisa está inserida na linha de Práticas Educativas do Mestrado Profissional em Ensino de Humanidades, do Instituto Federal do Espírito Santo. Seu objetivo foi propor o desenvolvimento de práticas educativas ...
-
Rompendo muros, trilhando conhecimentos: contribuições da aula de campo para a alfabetização científica
(Vitória, 2019)RESUMO: O presente apresenta pesquisa realizada no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Humanidades do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES), cujo o objetivo é desenvolver uma ...
-
Abordagem temática freiriana sobre relações étnico-raciais nos anos iniciais do ensino fundamental
(2019)RESUMO: O objetivo deste trabalho foi estudar os aspectos didático-metodológicos de ensino no contexto dos anos iniciais do ensino fundamental, para abordar temáticas étnico-raciais a partir de uma prática pedagógica ...
-
Machado de Assis e Mikhail Bakhtin em diálogo: contribuições da exotopia para a formação docente
(Vitória, 2019)RESUMO: O presente trabalho, inserido na linha pesquisa de Formação de Professores em Ensino de Humanidades, investiga os movimentos exotópicos enquanto elementos balizadores na leitura dos contos de Machado de Assis e ...
-
Machado de Assis e Mikhail Bakhtin em diálogo: contribuições da exotopia para a formação docente
(Vitória, 2019)RESUMO: O presente trabalho, inserido na linha pesquisa de Formação de Professores em Ensino de Humanidades, investiga os movimentos exotópicos enquanto elementos balizadores na leitura dos contos de Machado de Assis e ...
-
A humanidade nas operações de linguagem: exercitando a ambiguidade sob a abordagem epilinguística.
(Vitória, 2019)RESUMO: Esta pesquisa situa-se na linha “Práticas educativas” do Programa de Pósgraduação em Ensino de Humanidades (PPGEH), do Instituto Federal do Espírito Santo, e tem como principal objetivo contribuir com a humanização ...
-
A educação omnilateral na busca do ser mais: contribuições do Espaço Cultural Palácio Anchieta para a promoção da cidadania
(Vitória, 2019)RESUMO: O centro da cidade de Vitória-ES é repleto de história, cultura e arte, cujos espaços contam com diversos monumentos, museus, palácios, ruas, igrejas, escadarias, os quais podem ensejar estudos sistematizados acerca ...
-
O sítio histórico da Prainha de Vila Velha/ E.S em debate na formação de professores: memória e identidade social
(Vitória, 2019)RESUMO: Vinculado a linha de formação de professores, do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Humanidades (PPGEH), o presente trabalho aborda como objeto de pesquisa espaços específicos do Sítio Histórico da Prainha de ...
-
Da latência à visibilidade: práticas educativas de prevenção ao suicídio
(Vitória, 2019)RESUMO: Esta pesquisa se insere na linha de "Práticas educativas" do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Humanidades do Instituto Federal do Espírito Santo, no curso de Mestrado Profissional, problematiza sobre a latência ...
-
Muros que educam : violência contra as mulheres e graffiti na cidade de Vitória
(Vitória, 2019)RESUMO: O texto apresenta a pesquisa vinculada à linha de formação de professores, do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Humanidades (PPGEH) e teve como objetivo compreender como as discussões sobre identidade de ...
Redes Sociais