Browsing Ciências Humanas by Issue Date
Now showing items 21-40 of 219
-
Leitura poética da cidade de Vitória na obra de Elmo Elton
(2018)RESUMO: A pesquisa em tela visa analisar as relações entre Leitura, Literatura e Cidade, para isso parte da criação poética de Elmo Elton, poeta capixaba que escreveu sobre Vitória, capital do Estado do Espírito Santo, ...
-
A linguagem em humanidades: um estudo de abordagem epilinguística com história em quadrinhos
(Vitória, 2018)RESUMO: Esta pesquisa apresentada ao programa de Pós-graduação em Ensino de Humanidades, do Instituto Federal do Espírito Santo, situa-se na linha de pesquisa “Práticas Pedagógicas”. A sua investigação se relaciona com ...
-
O Parque Moscoso como espaço-memória da cidade de Vitória : a educação na cidade em debate na formação continuada de professores
(Vitória, 2018)RESUMO: O objeto da presente pesquisa é o Parque Moscoso, parque urbano situado no centro histórico da cidade de Vitória/ES, e suas interfaces com educação, memória e cidade. O objetivo da investigação é compreender de ...
-
O trabalho com a literatura infantil no pacto pela Alfabetização na idade certa (PNAIC)
(2018)RESUMO: Os resultados da pesquisa analisados neste relatório partem de um estudo cuja finalidade foi investigar o trabalho com a leitura de literatura infantil materializado no Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade ...
-
Ensino de história nos anos iniciais : Contribuições da filosofia para crianças numa perspectiva Dialógica
(Vitória, 2018)RESUMO: Esta dissertação insere-se na linha de pesquisa formação de professores do Programa de Pós- Graduação em Ensino de Humanidades (PPGEH), do curso de Mestrado Profissional em Ensino de Humanidades do Instituto ...
-
Secundaristas em práticas educativas feministas
(Vitória, 2018)RESUMO: Este trabalho discute questões de gênero no ambiente educacional a partir de observações e intervenções ocorridas em sala de aula, recreios, banheiros, corredores, sala de professores e biblioteca do Instituto ...
-
"Joga 'bunito' qu'eu quero aprendê" : contribuições da capoeira Angola para o ensino de história e cultura afro-brasileira no Ensino Fundamental I
(Vitória, 2018)RESUMO: Esta pesquisa tem por tema central a Capoeira Angola como práxis educativa afro- brasileira de grande relevância para uma formação humana integral e como possibilidade de alargar as perspectivas da prática ...
-
A criança e a cidade: diálogos entre educação infantil, cidade e patrimônio cultural
(Vitória, 2018)RESUMO: Este trabalho apresenta pesquisa vinculada à linha de investigação “Formação de Professores”, do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Humanidades, do Curso de Mestrado Profissional em Ensino de Humanidades, do ...
-
Abordagem temática freiriana sobre relações étnico-raciais nos anos iniciais do ensino fundamental
(2019)RESUMO: O objetivo deste trabalho foi estudar os aspectos didático-metodológicos de ensino no contexto dos anos iniciais do ensino fundamental, para abordar temáticas étnico-raciais a partir de uma prática pedagógica ...
-
A antropofagia convida para o banquete: Macunaíma, carnavalização e formação docente
(Vitória, 2019)RESUMO: Esta pesquisa buscou analisar como a leitura e análise de uma obra literária em cotejamento com textos teóricos sobre formação docente e ensino de literatura podem auxiliar os professores no desenvolvimento de ...
-
A imigração em diálogo com o ensino de história: as potencialidades da Vila de Araguya para mediar as discussões sobre memória, cultura e identidade.
(Vitória, 2019)RESUMO: O presente trabalho objetiva produzir, no formato de material educativo, um livro sistematizando os potenciais históricos da vila de Araguaya. Busca mediar o ensino da História da imigração e gerar problematizações ...
-
A humanidade nas operações de linguagem: exercitando a ambiguidade sob a abordagem epilinguística.
(Vitória, 2019)RESUMO: Esta pesquisa situa-se na linha “Práticas educativas” do Programa de Pósgraduação em Ensino de Humanidades (PPGEH), do Instituto Federal do Espírito Santo, e tem como principal objetivo contribuir com a humanização ...
-
A educação omnilateral na busca do ser mais: contribuições do Espaço Cultural Palácio Anchieta para a promoção da cidadania
(Vitória, 2019)RESUMO: O centro da cidade de Vitória-ES é repleto de história, cultura e arte, cujos espaços contam com diversos monumentos, museus, palácios, ruas, igrejas, escadarias, os quais podem ensejar estudos sistematizados acerca ...
-
O sítio histórico da Prainha de Vila Velha/ E.S em debate na formação de professores: memória e identidade social
(Vitória, 2019)RESUMO: Vinculado a linha de formação de professores, do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Humanidades (PPGEH), o presente trabalho aborda como objeto de pesquisa espaços específicos do Sítio Histórico da Prainha de ...
-
Machado de Assis e Mikhail Bakhtin em diálogo: contribuições da exotopia para a formação docente
(Vitória, 2019)RESUMO: O presente trabalho, inserido na linha pesquisa de Formação de Professores em Ensino de Humanidades, investiga os movimentos exotópicos enquanto elementos balizadores na leitura dos contos de Machado de Assis e ...
-
Abordagem temática freiriana sobre relações étnico-raciais nos anos iniciais do ensino fundamental
(Vitória, 2019)RESUMO: O objetivo deste trabalho foi estudar os aspectos didático-metodológicos de ensino no contexto dos anos iniciais do ensino fundamental, para abordar temáticas étnico-raciais a partir de uma prática pedagógica ...
-
Entrelaçando os fios da educação ambiental, saúde mental e trabalho em educação pelas redes de conversações
(Vitória, 2019)RESUMO: O trabalho aqui apresentado se insere na linha de pesquisa de “Formação de Professores” do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Humanidades do Instituto Federal do Espírito Santo - Ifes, campus Vitória. Problematiza ...
-
Africanidades : formação continuada para professores do ensino fundamental – anos iniciais
(2019)RESUMO: Esta pesquisa procurou investigar quais as necessidades formativas para a Educação das Relações Étnico-raciais, no campo das Africanidades brasileiras e História da África, junto aos docentes que se tornaram sujeitos ...
-
Contribuições aos saberes em inclusão escolar dos profissionais que atuam nos Núcleos de Atendimento às Necessidades Específicas (NAPNEs)
(2019)RESUMO: Este artigo teve por objetivo geral analisar o que são considerados saberes em inclusão escolar, conhecimentos, formais e informais, sobre as práticas de inclusão escolar de pessoas da educação especial, aprendidos ...
-
Da latência à visibilidade: práticas educativas de prevenção ao suicídio
(Vitória, 2019)RESUMO: Esta pesquisa se insere na linha de "Práticas educativas" do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Humanidades do Instituto Federal do Espírito Santo, no curso de Mestrado Profissional, problematiza sobre a latência ...
Redes Sociais