Percepção dos alunos do 1° ano do ensino médio sobre educação ambiental a partir do impacto causado pelo descarte inadequado de bitucas de cigarro.
tcc
As bitucas de cigarro descartadas incorretamente fazem parte do cotidiano das pessoas há muito tempo. O descarte incorreto desses resíduos tornou-se um dos grandes problemas da humanidade, pois possuem uma certa toxicidade e um certo período de decomposição, principalmente quando descartadas nas ruas. Na maioria dos cigarros, as guimbas são compostas por filtros de acetato de celulose, feitos de material não biodegradável, em que armazenam substâncias tóxicas como o arsênico e o chumbo. Assim, seu descarte incorreto causa sérios danos para o meio ambiente e para a população. O objetivo deste trabalho foi analisar as percepções dos estudantes do primeiro ano do Ensino Médio sobre os impactos ambientais causados pelo descarte inadequado de filtros de cigarro. Em relação à metodologia, o estudo realizado caracterizou-se como exploratório, com abordagem qualitativa/indutiva e com abordagem bibliográfica, tendo sido elaborada e aplicada uma intervenção pedagógica com realização de um Questionário Inicial e Final. Diante dos resultados obtidos, percebeu-se que a intervenção pedagógica propiciou uma mudança na percepção dos estudantes acerca do impacto ambiental das bitucas de cigarro descartadas inadequadamente, uma vez que as respostas analisadas no Questionário Inicial e Final retratam uma mudança na concepção desta temática. Palavras-chaves: Bitucas de cigarro. Educação Ambiental. Química.
Incorrectly discarded cigarette butts have been part of people's daily lives for a long time. The incorrect disposal of these residues has become one of humanity's great problems, as they have a certain toxicity and a certain period of decomposition, especially when discarded in roads. In most cigarettes, the butts are composed of cellulose acetate filters, made of non-biodegradable material, where they store many toxic substances such as arsenic and lead. Thus, its incorrect disposal causes serious damage to the environment and the population. The objective of this work was to analyze the perceptions of students in the first year of high school about the environmental impacts caused by the inadequate disposal of cigarette filters. Regarding the methodology, the study was characterized as exploratory, with a qualitative/inductive approach and with a bibliographic approach, and a pedagogical intervention was elaborated and applied with an Initial and Final Questionnaire. In view of the results obtained, it was noticed that the pedagogical intervention led to a change in the perception of students about the environmental impact of cigarette butts improperly discarded, since the answers analyzed in the Initial and Final Questionnaire portray a change in the conception of this theme. Keywords: Cigarette Butts. Environmental Education. Chemistry.
Redes Sociais