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A práxis do feminismo como tensionamento ao diálogo na Educação do Campo

dc.contributor.advisorMoreto, Charles
dc.contributor.authorTesch, Liliane
dc.date.accessioned2022-11-09T11:53:59Z
dc.date.available2022-11-09T11:53:59Z
dc.date.issued2022
dc.identifier.citationTESCH, Liliane. A práxis do feminismo como tensionamento ao diálogo na Educação do Campo. 2022. 253 p. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-graduação em Ensino de Humanidades, Instituto Federal do Espírito Santo, Vitória, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/2495
dc.description.abstractRESUMO: O texto apresenta a Dissertação de pesquisa vinculada à linha de formação de professores, do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Humanidades (PPGEH), do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES). A pesquisa desenvolvida teve como objetivo geral desvelar as condições e as contradições das realidades das mulheres do campo da região Capixaba das Três Santas (que abrangem os municípios de Santa Teresa, Santa Leopoldina e Santa Maria de Jetibá) evidenciando formas de autonomias/ liberdades/ resistências e/ou dependências/ sujeições/ submissões considerando a práxis do feminismo como tensionamento ao diálogo. Destacamos como norte de nosso trabalho de pesquisa a questão central: Quais as observações e indagações que as mulheres do campo fazem/se fazem sobre as relações de gênero e o papel/lugar da mulher no espaço campesino? Como elas se percebem enquanto mulher nesse espaço? Analisar as formas de agir e pensar das mulheres do campo da região estudada, sobre suas vivências, realidades e modos de vida, além de compreender as similaridades e diferenças, aproximações e distanciamentos das discussões e lutas dos movimentos feministas referentes às realidades das mulheres do campo, para pensar em um movimento Feminista do Campo. A pesquisa segue um caráter metodológico teóricoempírico e toma como base o método do Materialismo-Histórico-Dialético. Realizamos entrevistas semiestruturadas com as mulheres camponesas, trabalhamos com a metodologia denominada Snowball ou “Bola de Neve”, uma ferramenta que utiliza cadeias de referências, as primeiras entrevistadas indicaram de outras mulheres e assim sucessivamente. Esta dissertação tem o intuito de estimular as discussões sobre o Feminismo do Campo no ambiente escolar pensado na realidade campesina, reconhecer a urgência na escola e na sociedade para a necessidade ao diálogo sobre gênero e sexualidade. O Material Educativo é voltado para professoras(es) do campo. O Feminismo Marxista foi nossa sustentação teórica para pensar no feminismo e a sociedade que desejamos, uma sociedade mais justa e igualitária. Na práxis trabalhar as contradições, usando a dialética para refazer os posicionamentos de tensão.pt_BR
dc.format.extent253 f.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.rightsacesso_abertopt_BR
dc.subjectProfessores – Formaçãopt_BR
dc.subjectEscolas rurais - Mulherespt_BR
dc.subjectAgricultura familiar - Mulherespt_BR
dc.subjectMulheres na educação – Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEducação rural – Mulherespt_BR
dc.subjectFeminismopt_BR
dc.subjectHumanidadespt_BR
dc.titleA práxis do feminismo como tensionamento ao diálogo na Educação do Campopt_BR
dc.typedissertação de mestradopt_BR
dc.publisher.localVitóriapt_BR
ifes.campusCampus_Vitoriapt_BR
dc.contributor.institutionUniversidade Federal do Espírito Santo (Ufes)pt_BR
dc.contributor.institutionFaculdade Unida de Vitória (FUV)pt_BR
dc.identifier.capes30004012072P5pt_BR
ifes.knowledgeAreaEnsino de Humanidadespt_BR
ifes.researchAreaFormação de professores em ensino de humanidadespt_BR
ifes.course.underposgraduateEnsino de Humanidades
dc.contributor.memberMoreto, Charles
dc.contributor.memberCôco, Dilza
dc.contributor.memberGerke, Janinha
dc.contributor.memberUlrich, Claudete Beise


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