dc.contributor.advisor | Moreto, Charles | |
dc.contributor.author | Tesch, Liliane | |
dc.date.accessioned | 2022-11-09T11:53:59Z | |
dc.date.available | 2022-11-09T11:53:59Z | |
dc.date.issued | 2022 | |
dc.identifier.citation | TESCH, Liliane. A práxis do feminismo como tensionamento ao diálogo na Educação do Campo. 2022. 253 p. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-graduação em Ensino de Humanidades, Instituto Federal do Espírito Santo, Vitória, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/2495 | |
dc.description.abstract | RESUMO: O texto apresenta a Dissertação de pesquisa vinculada à linha de formação de
professores, do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Humanidades (PPGEH), do
Instituto Federal do Espírito Santo (IFES). A pesquisa desenvolvida teve como objetivo geral desvelar as condições e as contradições das realidades das mulheres do campo da região Capixaba das Três Santas (que abrangem os municípios de Santa Teresa, Santa Leopoldina e Santa Maria de Jetibá) evidenciando formas de autonomias/ liberdades/ resistências e/ou dependências/ sujeições/ submissões considerando a práxis do feminismo como tensionamento ao diálogo. Destacamos como norte de nosso trabalho de pesquisa a questão central: Quais as observações e indagações que as mulheres do campo fazem/se fazem sobre as relações de gênero e o papel/lugar da mulher no espaço campesino? Como elas se percebem enquanto mulher nesse espaço? Analisar as formas de agir e pensar das mulheres do campo da região estudada, sobre suas vivências, realidades e modos de vida, além de compreender as similaridades e diferenças, aproximações e distanciamentos das discussões e lutas dos movimentos feministas referentes às realidades das mulheres do campo, para pensar em um movimento Feminista do Campo. A pesquisa segue um caráter metodológico teóricoempírico e toma como base o método do Materialismo-Histórico-Dialético. Realizamos entrevistas semiestruturadas com as mulheres camponesas, trabalhamos com a metodologia
denominada Snowball ou “Bola de Neve”, uma ferramenta que utiliza cadeias de referências, as primeiras entrevistadas indicaram de outras mulheres e assim sucessivamente. Esta dissertação tem o intuito de estimular as discussões sobre o Feminismo do Campo no ambiente escolar pensado na realidade campesina, reconhecer a urgência na escola e na sociedade para a necessidade ao diálogo sobre gênero e sexualidade. O Material Educativo é voltado para professoras(es) do campo. O Feminismo Marxista foi nossa sustentação teórica para pensar no feminismo e a sociedade que desejamos, uma sociedade mais justa e igualitária. Na práxis trabalhar as contradições, usando a dialética para refazer os posicionamentos de tensão. | pt_BR |
dc.format.extent | 253 f. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | acesso_aberto | pt_BR |
dc.subject | Professores – Formação | pt_BR |
dc.subject | Escolas rurais - Mulheres | pt_BR |
dc.subject | Agricultura familiar - Mulheres | pt_BR |
dc.subject | Mulheres na educação – Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Educação rural – Mulheres | pt_BR |
dc.subject | Feminismo | pt_BR |
dc.subject | Humanidades | pt_BR |
dc.title | A práxis do feminismo como tensionamento ao diálogo na Educação do Campo | pt_BR |
dc.type | dissertação de mestrado | pt_BR |
dc.publisher.local | Vitória | pt_BR |
ifes.campus | Campus_Vitoria | pt_BR |
dc.contributor.institution | Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) | pt_BR |
dc.contributor.institution | Faculdade Unida de Vitória (FUV) | pt_BR |
dc.identifier.capes | 30004012072P5 | pt_BR |
ifes.knowledgeArea | Ensino de Humanidades | pt_BR |
ifes.researchArea | Formação de professores em ensino de humanidades | pt_BR |
ifes.course.underposgraduate | Ensino de Humanidades | |
dc.contributor.member | Moreto, Charles | |
dc.contributor.member | Côco, Dilza | |
dc.contributor.member | Gerke, Janinha | |
dc.contributor.member | Ulrich, Claudete Beise | |
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