Show simple item record

Desenvolvimento de um jogo digital para o estímulo do pensamento lógico de alunos do ensino fundamental I utilizando algorítmos

dc.contributor.advisorCarmo, Lucas Poubel Timm do
dc.contributor.authorBatista, Elian Lima
dc.date.accessioned2022-11-08T18:15:03Z
dc.date.available2022-11-08T18:15:03Z
dc.date.issued2022-03-15
dc.identifier.citationBATISTA, Elian Lima. Desenvolvimento de um jogo digital para o estímulo do pensamento lógico de alunos do ensino fundamental I utilizando algoritmos. 2022. 55 f. Monografia (Sistemas de Informação) - Instituto Federal do Espírito Santo, Cachoeiro de Itapemirim, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/2492
dc.description.abstractRESUMO: Lógica de Programação e Algoritmos hoje é uma matéria presente em diversos cursos não somente nos relacionados a computação, e por ser uma matéria introdutória a um assunto bem amplo ela acaba se tornando bem cansativa e em alguns casos resulta em uma taxa de reprovação elevada. Hoje um dos problemas que possuímos em nossa matriz curricular é que só temos lógica de programação no ensino superior, e isso acaba dificultando principalmente no começo de cursos na área da tecnologia da informação. Países onde a tecnologia é mais presente no ensino básico como por exemplo Estados Unidos eles possuem na matriz curricular matérias como programação e lógica bem cedo, ainda na educação primária, isso porque no futuro a maioria se não todas profissões dependerão diretamente da tecnologia. Partindo disso esse trabalho tem como objetivo o desenvolvimento de um jogo digital focado no aprendizado de lógica de programação justamente para servir como esse primeiro contato nessa área para estudantes do ensino básico.pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT: Programming Logic and Algorithms today is a subject present in several courses not only related to computing, and because it is an introductory subject to a very broad subject, it ends up becoming very tiring and in some cases results in a high failure rate. Today, one of the problems that we have in our curriculum is that we only have programming logic in higher education, and this ends up making it difficult, especially at the beginning of courses in the area of information technology. Countries where technology is more present in basic education, such as the United States, have subjects such as programming and logic in the curriculum very early on, even in primary education, because in the future most if not all professions will depend directly on technology. Based on this, this work aims to develop a digital game focused on learning programming logic precisely to serve as this first contact in this area for elementary school students.pt_BR
dc.format.extent55 f.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.rightsacesso_abertopt_BR
dc.subjectJogos digitaispt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectLógica de programaçãopt_BR
dc.subjectAlgoritmospt_BR
dc.titleDesenvolvimento de um jogo digital para o estímulo do pensamento lógico de alunos do ensino fundamental I utilizando algorítmospt_BR
dc.typetccpt_BR
dc.publisher.localCachoeiro de Itapemirimpt_BR
ifes.campusCampus_Cachoeiro_de_Itapemirimpt_BR
ifes.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/0811802207240146pt_BR
ifes.course.undergraduateSistemas de Informação
dc.contributor.memberIzo Júnior, Antonio
dc.contributor.memberOliveira, Susana Brunoro Costa de
ifes.member.latteshttp://lattes.cnpq.br/8465650123229360pt_BR
ifes.member.latteshttp://lattes.cnpq.br/6150268712817057pt_BR


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record