Contribuições dos espaços da cidade para a educação científica : o entorno do Ifes - Campus Vitória e suas possibilidades educativas
Dissertação de mestrado
RESUMO: O presente trabalho apresenta pesquisa realizada no programa de Pós-raduação em Educação em Ciências e Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes). O objetivo da investigação foi analisar as possíveis contribuições dos espaços do entorno do Ifes – Campus Vitória (Parque Estadual da Fonte Grande, Parque Natural Municipal de Tabuazeiro, Museu Solar Monjardim e Rede Tribuna de Comunicação), com base nos pressupostos teórico-filosóficos da Cidade Educativa, para a Educação Científica dos estudantes do Curso Técnico em Guia de Turismo do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja) dessa instituição. Utiliza como metodologia a pesquisa qualitativa, com aproximação à pesquisa intervenção. Dialoga com os pressupostos da Educação Científica, da Cidade Educativa e do Movimento Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA). Finalmente, sistematiza a elaboração de material educativo com circuito de visitas mediadas que contribuem com a Educação Científica e realiza reunião de devolutiva com o intuito de compartilhar e avaliar os roteiros trabalhados, de modo a estimular a comunidade acadêmica do Ifes a conhecer os locais apresentados. Conclui que os espaços pesquisados contribuem com a educação científica dos estudantes quando mediados com intencionalidade educativa.
ABSTRACT: This document presents research in progress in the course of masters in Teaching Science and Mathematics from the Federal Institute of Education, Science and Thecnology of Espírito Santo (Ifes).The goal of research is to analyze the possible contributions of spaces surrounding the Ifes – Campus Vitória (Grand Fountain State Park, Municipal Natural Park Tabuazeiro, Solar Monjardim Museum and Communication Network Tribuna), based on the theoreticalphilosophical presuppositions of Educational City, for Science Education of students of the National Integration Program of the Professional Education with the Basic Education, in the modality of Education of Youths and Adults of this institution. Use as methodology the qualitative research approach intervention research. Converses with the assumptions of Science Education, Educational City and STS Movement. Systematize educational material that has a spaces circuit that contribute to science education and performs devolution meeting in order to share and evaluate this script, in order to stimulate the academic community of Ifes to know the spaces presents. It concludes that spaces surveyed contribute to science education when mediated with educacional intencionality.
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