Ciência e arte : produção de filmes de animação para a alfabetização científica

Amaral, Sandra Regina do (2017)

Dissertação de mestrado

RESUMO: A linguagem da animação, associada à da ciência, pode ser utilizada para fomentar o desejo de aprender, explorar a curiosidade e o entusiasmo que é peculiar ao ser humano, facilitando a leitura do mundo natural e um entendimento melhor de si e do ambiente que o cerca, com vistas à transformação na qualidade de vida. Tendo como aporte os conceitos de Ciência e Arte, Educação para a Cidadania e Alfabetização Científica, buscou-se realizar práticas que favoreçam tanto o processo de ensino, na construção de conhecimentos e valores, quanto no processo de avaliação da aprendizagem. O objetivo geral desta pesquisa foi desenhar uma proposta para produção de filmes de animação em prol da alfabetização científica na educação básica. O protocolo de intervenção foi construído com base em experiências no ensino fundamental, e aplicado utilizando grupos focais, atividades investigativas, produção de roteiros e filmes de animação, na educação infantil e no ensino médio, respectivamente em escolas da rede municipal e estadual de ensino, ambas situadas no município de Vila Velha. Os resultados apontam que os sujeitos da pesquisa, ao terem vivido experiências de associação das linguagens científica e artística, incorporaram no seu conjunto de saberes, conteúdos científicos que poderão auxiliá-los na sua prática cidadã. Como produto educacional, foi produzido o capítulo de um livro e um filme pedagógico, que tem como publico alvo o professor da educação básica. Nossos resultados sugerem que a linguagem da animação contribuiu para discussões e reflexões sobre os conceitos de “poluição” e “ar”, e a promoção de qualidades importantes, como articulação de ideias, investigação, argumentação, tomada de decisões e problematização, que constituem alguns dos indicadores da Alfabetização Científica.

ABSTRACT: The language of animation, associated with science, can be used to foster the desire to learn, to explore the curiosity and enthusiasm that is peculiar to the human being, facilitating the reading of the natural world and a better understanding of oneself and the environment that the with a view to transforming the quality of life. Taking into account the concepts of Science and Art, Education for Citizenship and Scientific Literacy, we sought to carry out practices that favor both the teaching process, the construction of knowledge and values, and the process of learning evaluation. The general objective of this research was to design a proposal for the production of animated films in favor of scientific literacy in basic education. The intervention protocol was constructed based on experiences in primary education, and applied using focus groups, investigative activities, production of scripts and animation films, in preschool and high school, respectively in municipal and state schools of education, both located in the municipality of Vila Velha. The results indicate that the subjects of the research, having lived experiences of association of the scientific and artistic languages, incorporated in their set of knowledge, scientific contents that could help them in their citizen practice. As an educational product, the chapter of a book and a pedagogical film was produced, which has as target audience the teacher of basic education. Our results suggest that the language of animation contributed to discussions and reflections on the concepts of "pollution" and "air", and the promotion of important qualities such as articulation of ideas, investigation, argumentation, decision making and problematization, which constitute some of the indicators of Scientific Literacy.


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