Enfrentamento à cultura da gordofobia nas escolas: uma proposta de discussão por meio do Boterismo
tcc
O trabalho abrange o ensino de artes nas escolas estaduais e a importância da mediação e leitura de imagens como estratégia de discussão de temas sociais como a gordofobia. A metodologia com abordagem qualitativa, apresenta três etapas distintas, sendo essa diferente em cada fase da pesquisa: para a primeira etapa, adotou-se a pesquisa bibliográfica sobre o ensino de artes e a gordofobia; na segunda etapa, realizou-se uma pesquisa com professores e professoras da disciplina de artes através de questionários via formulário digital; já para a última etapa, foi proposta uma intervenção pedagógica com a apresentação do artista colombiano Fernando Botero, juntamente com suas obras e o contexto da sua produção no cenário mundial. Para a intervenção pedagógica, que abrange o sétimo ano do ensino fundamental na disciplina de artes, adotou-se a prática dos três momentos pedagógicos concomitantemente com a abordagem triangular, com o intuito de articulação teórica e enriquecimento experimental. Finalizando o trabalho, discutiu-se os dados levantados, reafirmando a importância da leitura de imagens no ensino de artes e do papel do professor(a)/artista/mediador(a) como agente social.
Redes Sociais