POTENCIALIDADES E DESAFIOS DO USO DE FUNDAMENTOS DA GAMIFICAÇÃO EM UM CURSO ONLINE ABERTO E MASSIVO

Berger, Mariella (2022)

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O uso da gamificação torna-se cada vez mais frequente no contexto educacional. Entretanto, suas potencialidades ainda são pouco exploradas em cursos Massive Open Online Course (MOOC) - Curso Online Aberto e Massivo. O objetivo desta pesquisa é analisar como os fundamentos da gamificação podem contribuir com as práticas dos professores que atuam na modalidade a distância em cursos Massive Open Online Course (MOOC) - Curso Online Abertos e Massivos, verificando contribuições, possibilidades e entraves por meio da oferta de um curso sobre Cultura Maker na plataforma de Cursos Abertos do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes). Para tal, foi desenvolvida uma pesquisa de natureza aplicada, quantitativa e exploratória. Os resultados revelaram que, na oferta do curso, 1969 pessoas se inscreveram, sendo que 48% destas concluíram o curso e realizaram a avaliação do mesmo. Desses cursistas, 97,13% avaliaram positivamente o curso, destacando a metodologia de ensino como inovadora.


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