Matemática na educação básica: aprendendo números inteiros de forma lúdica com alunos do 7º ano

Macedo, Felipe José da Cunha (2022)

tcc

RESUMO: A dificuldade com que os alunos do 7° ano do ensino fundamental enfrentam no processo de ensino aprendizagem dos números inteiros é fonte de estudo de diversos trabalhos acadêmicos, principalmente quando o conteúdo abordado são os números positivos e negativos. O contato com os números positivos e negativos é algo que irá acompanhar o estudante para as mais diversas situações em sua vida. Esta pesquisa foi desenvolvida com o intuito de aprimorar a forma como os alunos irão aprender e desenvolver os conteúdos relacionados ao uso dos números inteiros, embasada em artigos científicos/trabalhos acadêmicos já publicados e amparada por livros como fonte de estudo. Como recurso pedagógico a ser utilizado, será disponibilizado jogos matemáticos que abordem o assunto dos números inteiros e situações corriqueiras do dia a dia como extratos bancários, a fim de exemplificar a aplicabilidade dos números inteiros. Esta pesquisa permitiu concluir que os alunos apresentaram dificuldade inicial na compreensão e utilização das operações aritméticas envolvendo números inteiros (negativos e positivos) e posteriormente, com as devidas intervenções necessárias para o processo de ensino aprendizagem e aplicação concreta de recursos pedagógicos, os alunos passaram a ter melhor compreensão do conteúdo.

ABSTRACT: The difficulty that students in the 7th year of elementary school face in the process of teaching and learning integers numbers is a source of study for several academic works, especially when the content covered is positive and negative numbers. Contact with positive and negative numbers is something that will follow the student to the most diverse situations in his life. This research was developed in order to improve the way students will learn and develop content related to the use of integers, based on scientific articles/academic papers already published and supported by books as a source of study. As a pedagogical resource to be used, mathematical games will be made available that address the subject of integers numbers and everyday situations such as bank statements, in order to exemplify the applicability of whole numbers. This research allowed us to conclude that students had initial difficulty in understanding and using arithmetic operations involving integers numbers (negative and positive) and later, with the necessary interventions for the teaching-learning process, and concrete application of pedagogical resources, the students passed to have a better understanding of the content.


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