Metodologias alternativas de avaliação no ensino técnico integrado ao ensino médio: possibilidades em componente curricular técnico-profissional

Oliveira, Danieli Soares de (2022)

tcc

A presente pesquisa visa analisar a utilização de metodologias de avaliação de aprendizagem de caráter formativo para alunos de nível técnico integrado ao ensino médio, tendo como estudo de caso um componente curricular da área técnica profissionalizante. O componente curricular escolhido para o desenvolvimento desta pesquisa foi Desenho Técnico e CAD (Desenho Assistido por computador, em português), uma área comumente trabalhada em diversos cursos técnicos e superiores na área de tecnologia e que é comumente avaliada de forma tradicional (trabalhos e provas). A forma tradicional de avaliação é muitas vezes combinada com o método tradicional de ensino, sendo a mesma totalmente centrada no professor, considerado o detentor de todo o conhecimento e o transmissor único das informações; já o aluno geralmente é visto como um mero receptor de conceitos, uma folha em branco que precisa ser preenchida por alguém mais experiente e capacitado - papel esse ocupado pelo professor. Essa visão tradicional tem sido questionada por diversos profissionais e pesquisadores, propiciando o aparecimento de novas formas de lidar com o processo de ensino-aprendizagem. Essas novas metodologias têm sido estudadas em instituições de ensino de todos os níveis, visando melhorar diversos aspectos do contexto educacional dos estudantes, possibilitando aos alunos o acesso a formas alternativas de ensino, mais dinâmicas e significativas, onde o processo avaliativo seja orgânico e natural, totalmente integrado as atividades educacionais. Como estudo de caso, foram analisadas (de forma qualitativa e quantitativa) as atividades avaliativas alternativas, de caráter formativo, aplicadas aos alunos do primeiro ano do curso técnico de Manutenção de Sistemas Metroferroviários do Ifes campus Cariacica, no primeiro semestre de 2021. Como resultado desta pesquisa, espera-se contribuir com o desenvolvimento de formas alternativas de verificação de aprendizagem em componentes curriculares da área técnica, contribuindo para o desenvolvimento de atividades educacionais que promovam o compartilhamento de conhecimentos de forma dinâmica, prática, criativa e eficaz.

The present research project aims to analyze the application of alternative evaluation methodologies for students of the technical level integrated to high school, with a case study a curricular component of the vocational technical area. The curricular component chosen for the development of this project is a technical and CAD design, a commonly crafted area in several technical and superior courses in the area of technology and which is commonly evaluated in a traditional way (works and evidence). The traditional form of evaluation is often combined with the traditional method of teaching, being the same totally centered on the teacher, considered the holder of all knowledge and the single transmitter of information; The student usually is seen as a mere recipient of concepts, a blank sheet that needs to be filled by someone more experienced and qualified - paper occupied by the teacher. This traditional vision has been questioned by various professionals and researchers, providing the appearance of new ways of dealing with the teaching-learning process. These new methodologies have been evaluated in educational institutions of all levels, aiming to improve various aspects of the students' educational context, enabling students to access alternative forms of education, more dynamic and significant, where the evaluation process is organic and natural, fully integrated educational activities. As a case study, alternative evaluative activities were analyzed to the students of the first year of the Technical Maintenance Course of IFES Campus Cariacica (qualitatively and quantitatively), in the first half of 2021. As a result of this research, it is expected to contribute to the development of forms Alternatives for learning verification in curricular components of the technical area, contributing to the development of educational activities that promote knowledge sharing dynamically, practical, creative and effective.


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