Show simple item record

O estágio supervisionado na educação profissional e tecnológica : rodas de conversa como proposta de acompanhamento e avaliação

dc.contributor.advisorCavalari Júnior, Octavio
dc.contributor.authorNascimento, Walace Andrade Cruz
dc.date.accessioned2022-11-01T15:48:03Z
dc.date.available2022-11-01T15:48:03Z
dc.date.issued2022
dc.identifier.citationNASCIMENTO, Walace Andrade Cruz. O estágio supervisionado na educação profissional e tecnológica: rodas de conversa como proposta de acompanhamento e avaliação. 2022. 94 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica, Instituto Federal do Espírito Santo, Vitória, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/2480
dc.description.abstractRESUMO: Este estudo apresenta como temática principal a discussão de que forma se efetuam os aspectos práticos do acompanhamento e da avaliação do Estágio Supervisionado na educação profissional técnica, ofertada na forma subsequente ao Ensino Médio por parte do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia - Ifes - no campus Serra, particularmente do Curso Técnico em Informática, turma 2020-2021. Tendo como premissa o conceito de que o estágio é um ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, e que a dimensão do trabalho é um dos fundamentos no processo da formação do estudante na Educação Profissional, buscou-se, neste estudo, analisar, objetivamente, em que medida os aspectos práticos do acompanhamento e da avaliação do Estágio Supervisionado, por parte do Ifes, efetivamente acontecem e corroboram com o processo de formação dos estudantes. Este estudo nasceu da ligação entre nossa atividade diária como Técnico Administrativo em Educação - TAE, e o conhecimento teórico adquirido no Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT. No intuito de respondermos à inquietação que resultou desta ligação, propusemos uma pesquisa com abordagem qualitativa, utilizando-nos da análise documental como técnica de pesquisa no Projeto Pedagógico Institucional (PPI), no Projeto Pedagógico do Curso (PPC), na Resolução nº 58/2018 do Conselho Superior do Ifes sobre o Estágio Supervisionado. Nos utilizamos também da realização de um questionário, onde estudantes e professores do referido curso foram consultados. Como fundamento teórico para este estudo, propomos a apresentação e discussão das categorias relacionadas ao tema da pesquisa, a partir de autores, entre outros, como Ramos (2014), Ciavatta (2009, 2014); Antunes (2004); Saviani (2007); Frigotto (2005). A pesquisa apontou, essencialmente, duas realidades: a necessidade de inserir no Projeto Pedagógico do Curso os conceitos pedagógico e legal do Estágio Supervisionado; e a necessidade de dirimir o distanciamento entre o professor orientador e o estudante estagiário no processo de acompanhamento e avaliação do estágio. Como Produto Educacional produzimos um Guia de Orientações que descreve o passo-a-passo de como o professor orientador de estágio pode desenvolver a técnica pedagógica “Roda de conversa” em encontros regulares com seus orientandos, utilizando-a como instrumento adicional ao acompanhamento e à avaliação do estágio.pt_BR
dc.format.extent94 f.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.rightsacesso_abertopt_BR
dc.subjectEducação profissionalpt_BR
dc.subjectTrabalhopt_BR
dc.subjectEstágio supervisionadopt_BR
dc.subjectRodas de conversapt_BR
dc.titleO estágio supervisionado na educação profissional e tecnológica : rodas de conversa como proposta de acompanhamento e avaliaçãopt_BR
dc.typedissertação de mestradopt_BR
dc.publisher.localVitóriapt_BR
ifes.campusCampus_Vitoriapt_BR
dc.contributor.institutionFaculdade Castelo Branco (FCB)pt_BR
dc.identifier.capes30004012074P8pt_BR
ifes.knowledgeAreaEducação Profissional e Tecnológica - EPTpt_BR
ifes.researchAreaOrganização e Memórias de Espaços Pedagógicos na Educação Profissional e Tecnológica (EPT)pt_BR
ifes.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/9341284152248115pt_BR
ifes.course.underposgraduateMestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica
dc.contributor.memberVassoler, Gilmar Luiz
dc.contributor.memberSondermann, Danielli Veiga Carneiro
dc.contributor.memberBrunetti, Josiane Cani
dc.contributor.memberCavalari Júnior, Octavio
ifes.member.latteshttp://lattes.cnpq.br/8335710912224751pt_BR
ifes.member.latteshttp://lattes.cnpq.br/4324881751736449pt_BR
ifes.member.orcid4324881751736449pt_BR
ifes.member.orcid8335710912224751pt_BR
ifes.advisor.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-8063-5484pt_BR


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record