dc.contributor.advisor | Cavalari Júnior, Octavio | |
dc.contributor.author | Nascimento, Walace Andrade Cruz | |
dc.date.accessioned | 2022-11-01T15:48:03Z | |
dc.date.available | 2022-11-01T15:48:03Z | |
dc.date.issued | 2022 | |
dc.identifier.citation | NASCIMENTO, Walace Andrade Cruz. O estágio supervisionado na educação profissional e tecnológica: rodas de conversa como proposta de acompanhamento e avaliação. 2022. 94 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica, Instituto Federal do Espírito Santo, Vitória, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/2480 | |
dc.description.abstract | RESUMO:
Este estudo apresenta como temática principal a discussão de que forma se efetuam
os aspectos práticos do acompanhamento e da avaliação do Estágio Supervisionado
na educação profissional técnica, ofertada na forma subsequente ao Ensino Médio
por parte do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia - Ifes - no campus
Serra, particularmente do Curso Técnico em Informática, turma 2020-2021. Tendo
como premissa o conceito de que o estágio é um ato educativo escolar
supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, e que a dimensão do trabalho
é um dos fundamentos no processo da formação do estudante na Educação
Profissional, buscou-se, neste estudo, analisar, objetivamente, em que medida os
aspectos práticos do acompanhamento e da avaliação do Estágio Supervisionado, por
parte do Ifes, efetivamente acontecem e corroboram com o processo de formação dos
estudantes. Este estudo nasceu da ligação entre nossa atividade diária como Técnico
Administrativo em Educação - TAE, e o conhecimento teórico adquirido no Programa
de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT. No
intuito de respondermos à inquietação que resultou desta ligação, propusemos uma
pesquisa com abordagem qualitativa, utilizando-nos da análise documental como
técnica de pesquisa no Projeto Pedagógico Institucional (PPI), no Projeto Pedagógico
do Curso (PPC), na Resolução nº 58/2018 do Conselho Superior do Ifes sobre o
Estágio Supervisionado. Nos utilizamos também da realização de um questionário,
onde estudantes e professores do referido curso foram consultados. Como
fundamento teórico para este estudo, propomos a apresentação e discussão das
categorias relacionadas ao tema da pesquisa, a partir de autores, entre outros, como
Ramos (2014), Ciavatta (2009, 2014); Antunes (2004); Saviani (2007); Frigotto (2005).
A pesquisa apontou, essencialmente, duas realidades: a necessidade de inserir no
Projeto Pedagógico do Curso os conceitos pedagógico e legal do Estágio
Supervisionado; e a necessidade de dirimir o distanciamento entre o professor
orientador e o estudante estagiário no processo de acompanhamento e avaliação do
estágio. Como Produto Educacional produzimos um Guia de Orientações que
descreve o passo-a-passo de como o professor orientador de estágio pode
desenvolver a técnica pedagógica “Roda de conversa” em encontros regulares com
seus orientandos, utilizando-a como instrumento adicional ao acompanhamento e à
avaliação do estágio. | pt_BR |
dc.format.extent | 94 f. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | acesso_aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação profissional | pt_BR |
dc.subject | Trabalho | pt_BR |
dc.subject | Estágio supervisionado | pt_BR |
dc.subject | Rodas de conversa | pt_BR |
dc.title | O estágio supervisionado na educação profissional e tecnológica : rodas de conversa como proposta de acompanhamento e avaliação | pt_BR |
dc.type | dissertação de mestrado | pt_BR |
dc.publisher.local | Vitória | pt_BR |
ifes.campus | Campus_Vitoria | pt_BR |
dc.contributor.institution | Faculdade Castelo Branco (FCB) | pt_BR |
dc.identifier.capes | 30004012074P8 | pt_BR |
ifes.knowledgeArea | Educação Profissional e Tecnológica - EPT | pt_BR |
ifes.researchArea | Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos na Educação Profissional e Tecnológica (EPT) | pt_BR |
ifes.advisor.lattes | http://lattes.cnpq.br/9341284152248115 | pt_BR |
ifes.course.underposgraduate | Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica | |
dc.contributor.member | Vassoler, Gilmar Luiz | |
dc.contributor.member | Sondermann, Danielli Veiga Carneiro | |
dc.contributor.member | Brunetti, Josiane Cani | |
dc.contributor.member | Cavalari Júnior, Octavio | |
ifes.member.lattes | http://lattes.cnpq.br/8335710912224751 | pt_BR |
ifes.member.lattes | http://lattes.cnpq.br/4324881751736449 | pt_BR |
ifes.member.orcid | 4324881751736449 | pt_BR |
ifes.member.orcid | 8335710912224751 | pt_BR |
ifes.advisor.orcid | https://orcid.org/0000-0001-8063-5484 | pt_BR |
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