Aplicação de práticas de redução de estresse em alunos do Instituto Federal do Espírito Santo

Dalbó, Juliana (2022)

tcc

A pandemia decorrente da COVID-19 trouxe mudanças profundas para toda a sociedade. Dentre elas, o fechamento das escolas e a suspensão das aulas presenciais, no qual as instituições se viram obrigadas num curto período de tempo, a reinventar suas aulas presenciais em uma modalidade online, mediadas pela tecnologia. As dificuldades do ensino remoto e outros marcadores sociais, aumentaram os sintomas de depressão, ansiedade e estresse entre os estudantes. Diante do exposto, este projeto teve como objetivo aplicar e avaliar práticas de redução de estresse em alunos do curso de Biologia do Instituto Federal do Espírito Santo, Campus de Alegre. Para tal, propôs-se aplicar técnicas de respiração, meditação, automassagem e gratidão, em grupo de alunos voluntários. As práticas foram realizadas em quatro momentos via ambiente online através da plataforma Google Meet. A avaliação dos resultados deu por meio da análise do Inventário de Beck de Ansiedade, aplicado aos alunos antes e após a intervenção, a fim de verificar percepção de mudanças pelas práticas de redução de estresse nos níveis de ansiedade dos alunos.


Collections: