Novas práticas pedagógicas para o Ensino de Ciências nos anos finais do Ensino Fundamental

Gurgel, Maritza Pataro Lima (2022)

tcc

Sabemos que atualmente estamos vivendo na era tecnológica, onde muitas crianças antes mesmo da alfabetização já sabem utilizar essas ferramentas, e quando elas são inseridas na educação podem trazer retorno positivo para o desenvolvimento dos alunos. Para tornar o processo de ensino e aprendizagem mais prazeroso o professor precisa planejar e propor práticas pedagógicas capazes de aumentar a participação dos estudantes. Quando o planejamento inclui a utilização de práticas pedagógicas que diferem do processo tradicional de ensino, os alunos se sentem mais motivados e interessados com o que se está aprendendo. Diante disso, o projeto consiste uma pesquisa qualitativa onde foi realizado um levantamento bibliográfico sobre o uso da tecnologia no desenvolvimento de diferentes práticas pedagógicas, voltadas para o ensino de Ciências, afim de auxiliar os professores que atuam em turmas do Ensino Fundamental, e propor uma intervenção pedagógica de gamificação passível de ser aplicada em sala de aula. Como conclusão foi possível perceber que o professor precisa se planejar para incluir no decorrer do ano letivo práticas pedagógicas que possam ser mais atrativas para o aluno, pois mesmo em escolas que possuem uma estrutura mais precária é possível desenvolver aulas mais lúdicas utilizando poucos materiais, e quando possível é imprescindível a inclusão de recursos tecnológicos no desenvolvimento de um conteúdo a ser ensinado, buscando atrair a atenção dos estudantes, uma vez que os jovens estão totalmente inseridos nesse mundo digital.


Collections: