Novas práticas pedagógicas para o Ensino de Ciências nos anos finais do Ensino Fundamental
tcc
Sabemos que atualmente estamos vivendo na era tecnológica, onde muitas crianças antes mesmo da alfabetização já sabem utilizar essas ferramentas, e quando elas são inseridas na educação podem trazer retorno positivo para o desenvolvimento dos alunos. Para tornar o processo de ensino e aprendizagem mais prazeroso o professor precisa planejar e propor práticas pedagógicas capazes de aumentar a participação dos estudantes. Quando o planejamento inclui a utilização de práticas pedagógicas que diferem do processo tradicional de ensino, os alunos se sentem mais motivados e interessados com o que se está aprendendo. Diante disso, o projeto consiste uma pesquisa qualitativa onde foi realizado um levantamento bibliográfico sobre o uso da tecnologia no desenvolvimento de diferentes práticas pedagógicas, voltadas para o ensino de Ciências, afim de auxiliar os professores que atuam em turmas do Ensino Fundamental, e propor uma intervenção pedagógica de gamificação passível de ser aplicada em sala de aula. Como conclusão foi possível perceber que o professor precisa se planejar para incluir no decorrer do ano letivo práticas pedagógicas que possam ser mais atrativas para o aluno, pois mesmo em escolas que possuem uma estrutura mais precária é possível desenvolver aulas mais lúdicas utilizando poucos materiais, e quando possível é imprescindível a inclusão de recursos tecnológicos no desenvolvimento de um conteúdo a ser ensinado, buscando atrair a atenção dos estudantes, uma vez que os jovens estão totalmente inseridos nesse mundo digital.
Redes Sociais