Formação continuada de professores alfabetizadores sobre o conceito de adição e subtração a partir da teoria histórico-cultural: tarefas de livros didáticos em debate

Soares, Gabriele Gonçalves (2021)

Trabalho de Conclusão de Curso

RESUMO: Este trabalho investiga diálogos com professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental no contexto de um curso de extensão, tendo como objetivo analisar tarefas de livros didáticos de matemática sobre operações numéricas de adição e subtração, na perspectiva do movimento lógico-histórico, e enunciados das professoras explicitados em ações formativas do curso. Essa análise pauta-se nos princípios teóricos e metodológicos da Atividade Orientadora de Ensino que visa objetivar a atividade de ensino de modo intencional e que tem como alicerce pressupostos da Teoria Histórico-Cultural e da Teoria da Atividade no âmbito de uma concepção materialista histórica e dialética. Para atingir o objetivo proposto, apresenta-se resultados de estudos do movimento lógico-histórico dos conceitos de adição e subtração. Isso representa uma etapa essencial para organização do ensino na referida abordagem, pois são evidenciados nexos conceituais, que auxiliam na organização de ensino. São apresentadas discussões explicitadas em um dos encontros do curso, a respeito dos limites e potencialidades das tarefas, selecionadas pelas participantes, de adição e subtração presentes em livros didáticos. Constata-se que os estudos realizados conduziram as participantes a olharem com maior criticidade para as tarefas dos livros didáticos levantando questionamentos acerca do que foi discutido sobre o movimento lógico-histórico de adição e subtração.


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