Aula de campo na planície de inundação do Rio Itabapoana : promoção da alfabetização científica no contexto das enchentes

Salim, Carime Rodrigues (2017)

Dissertação de mestrado

RESUMO: O município de Bom Jesus do Itabapoana-RJ pertence à bacia hidrográfica do rio Itabapoana. O objetivo desta pesquisa foi analisar a contribuição de uma aula de campo na planície de drenagem do rio Itabapoana para a promoção da alfabetização científica dos alunos locais quanto as recorrentes enchentes no município. Este trabalho tem a Pedagogia Libertadora de Paulo Freire, a Teoria da Complexidade de Edgar Morin, a Aprendizagem Mediada de Vygotsky, os pressupostos de Gohn (2010) para educação não formal e os indicadores de alfabetização científica de Sasseron e Carvalho (2008) como principais referenciais teóricos. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, do tipo estudo de caso, que demandou, como procedimento para coleta de dados, a observação – participante. Participaram desta pesquisa 20 alunos da 3ª série do Ensino Médio da rede pública estadual do Rio de Janeiro em 3 etapas distintas: o Pré-Campo que envolveu uma investigação dos conhecimentos prévios dos alunos sobre a bacia hidrográfica e as recorrentes enchentes, a investida de campo que contemplou pontos estratégicos de observação e realização de quatro atividades de intervenção pedagógica intituladas: Estação Rio, Estação Chuva, Estação Mata Ciliar e Estação Solo, e o Pós-campo quando os alunos apresentaram um portfólio digital das atividades desenvolvidas acompanhado de discussões e retomada ao mapa conceitual confeccionado no pré-campo. Os resultados indicaram que a atividade estimulou o raciocínio lógico, a capacidade de organização das informações, compreensão do problema, levantamento de hipótese e a aplicação do conhecimento na prática social promovendo a alfabetização científica dos alunos. Como fruto dessa pesquisa elaboramos um guia didático com orientações para a execução do trabalho de pré-campo, campo e pós-campo, no qual o professor encontrará sugestões de pontos de visita, temas relevantes a serem explorados e algumas atividades práticas.

ABSTRACT: The municipality of Bom Jesus do Itabapoana-RJ belongs to the catchment area of the Itabapoana river. The objective of this research was to analyze the contribution of a field class in the drainage plain of the Itabapoana river to promote the scientific literacy of the local students regarding the recurrent floods in the municipality. This work has Paulo Freire's Liberation Pedagogy, Edgar Morin's Theory of Complexity, Vygotsky's Mediated Learning, Gohn's (2010) assumptions for non-formal education, and the scientific literacy indicators of Sasseron and Carvalho (2008) Theoretical references. This is a qualitative research, of the type of case study, which required, as a procedure for data collection, participant observation. Twenty students from the 3rd grade of the public school of Rio de Janeiro participated in this study in 3 distinct stages: the Pre-Field, which involved an investigation of the students' previous knowledge about the river basin and the recurrent floods, Which included strategic observation points and four pedagogical intervention activities entitled: Rio Station, Rain Station, Mata Ciliar Station and Solo Station, and the Post Field when the students presented a digital portfolio of the activities developed, accompanied by discussions and resumption of the project. Concept map made in the pre-field. The results indicated that the activity stimulated the logical reasoning, the ability to organize information, understanding the problem, hypothesis assessment and the application of knowledge in social practice promoting students' scientific literacy. As a result of this research, we developed a didactic guide with guidelines for pre-field, field and post-field work, in which the teacher will find suggestions for points of visit, relevant topics to be explored and some practical activities.


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