Um processo de criação de cursos MOOCS para o ifes e reflexões sobre a difusão do conhecimento científico
dissertacao_mestrado
A Educação a Distância (EaD), no Brasil e no mundo, transcorre por diversas fases ao longo dos anos. Nos últimos, temos os cursos MOOC (Massive, Open, Online, Courses), trazendo uma nova roupagem para a EaD, oportunizando a inclusão social. Isso torna-se bem evidente durante a pandemia da Covid-19, em que o ensino remoto e o home office se mostraram como a melhor opção para evitar o contágio pelo vírus e muitas formações, nas mais diversas áreas, foram requeridas. Assim, percebemos uma grande necessidade em fortalecer a difusão do conhecimento científico e um dos caminhos que enxergamos é por meio dos MOOCs. Desta maneira, o objetivo deste trabalho é investigar uma proposta de construção de MOOCs possibilitando caminhos e reflexões sobre a difusão científica. Como objetivos específicos temos: definir um processo para criação de cursos MOOC para o Ifes; criar um curso MOOC voltado à área de ciências a partir do processo definido; ampliar a proposta anterior, prevendo o surgimento de diversos cursos na área de ciências. A partir desses objetivos, a metodologia utilizada teve base na intervenção da pesquisa-ação. Assim, foram definidas 5 etapas metodológicas: revisão de literatura, definição de um processo de criação de cursos MOOC contendo um modelo para orientação, desenvolvimento de um curso utilizando e ensinando a utilizar o modelo criado dentro do processo, criação de um MOOC de Ciências como validação do processo e uma proposta para categorização de cursos para a plataforma do Ifes. Como resultados temos um processo composto pelo modelo para criação de cursos MOOC que é o ADDIEM (Análisys, Design, Development, Implement, Evaluate), o processo formal e seus documentos, bem como um curso que explica a utilização do modelo como norteador para criação de MOOCs - "Como criar um MOOC?", sendo o produto educacional deste trabalho. O modelo e o curso citados foram validados por especialistas, pela comissão de MOOCs e por professores, que consideraram que eles, de fato, auxiliaram na construção de seus cursos, tornando este trabalho mais simples e produtivo. A partir do modelo e do MOOC produzido, foi criado um curso voltado para área de Ciências denominado “Google Arts and Culture em sala de aula", tido como artefato do produto educacional. Este MOOC teve como objetivo validar o processo, o que de fato ocorreu, e também teve uma aceitação muito grande por parte dos especialistas e alunos do curso. Por fim, este trabalho traz uma proposta de categorização para a plataforma de cursos abertos do Ifes, que foi realizada com base na análise de 10 plataformas MOOC de vários países e construída junto com a Comissão de MOOCs do Ifes, resultando em um caminho para abarcar os atuais e futuros cursos da plataforma, que está em expansão. A proposta passou a contemplar também tags e um olhar especial para a área de Ciências.
Distance Education (EaD), in Brazil and in the world, goes through several phases over the years. In the latter, we have the MOOC courses (Massive, Open, Online, Courses), bringing a new look to distance education, providing opportunities for social inclusion. This becomes very evident during the Covid-19 pandemic, when remote teaching and the home office proved to be the best option to avoid infection by the virus and many training courses, in the most diverse areas, were required. Thus, we perceive a great need to strengthen the dissemination of scientific knowledge and one of the paths we see is through MOOCs. In this way, the objective of this work is to investigate a proposal for the construction of MOOCs, enabling paths and reflections on scientific diffusion. As specific objectives we have: to define a process for creating MOOC courses for Ifes; create a MOOC course focused on the science area from the defined process; expand the previous proposal, providing for the emergence of several courses in the area of science. Based on these objectives, the methodology used was based on the intervention of action research. Thus, 5 methodological steps were defined: literature review, definition of a MOOC course creation process containing a model for guidance, development of a course using and teaching to use the model created within the process, creation of a Science MOOC as process validation and a proposal for the categorization of courses for the Ifes platform. As a result, we have a process composed of the model for creating MOOC courses, which is ADDIEM (Análisys, Design, Development, Implement, Evaluate), the formal process and its documents, as well as a course that explains the use of the model as a guide for creating of MOOCs - "How to create a MOOC?", being the educational product of this work. The mentioned model and course were validated by specialists, by the MOOCs committee and by professors, who considered that they, in fact, helped in the construction of their courses, making this work simpler and more productive. Based on the model and the MOOC produced, a course focused on the area of Sciences called "Google Arts and Culture in the classroom" was created, taken as an artifact of the educational product. This MOOC aimed to validate the process, which in fact Finally, this work presents a categorization proposal for the Ifes open course platform, which was carried out based on the analysis of 10 MOOC platforms from various countries and built together with the Ifes MOOCs Commission, resulting in a path to encompass current and future courses on the platform, which is expanding.
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