Extensão rural, endereçamento e diálogo: desafios para a formação audiovisual de extensionistas
tese_doutorado
RESUMO: A presente tese analisa a construção do Endereçamento de vídeos educativos para a Extensão Rural realizada por estudantes concluintes de um curso técnico na área de Ciências Agrárias. Propõe a utilização dos aspectos do diálogo freiriano da investigação temática, da elaboração de temas geradores e da problematização, como estratégia para a construção do endereçamento dos vídeos. A pesquisa motivou a discussão dos estudantes sobre aspectos da produção audiovisual mediante um curso de produção de vídeos. As impressões dos estudantes sobre a construção do endereçamento e sobre o processo de produção foram coletadas por meio de um grupo focal e de um fórum online. As falas dos estudantes foram indexadas e categorizadas conforme os critérios da análise de conteúdo francesa. A análise indicou que os maiores cuidados na construção do endereçamento de vídeos para a Extensão Rural devem concentrar-se na busca em conhecer a comunidade para a qual será direcionado o vídeo, atentando-se principalmente para a escolha de temas, de conteúdos e de práticas que se relacionem com a realidade cotidiana, o que irá definir também as escolhas técnicas, estéticas e dramatúrgicas para o vídeo feitas pelo produtor audiovisual. Além disso, destacou-se a importância de um cuidado maior com a linguagem pelo fato de o conteúdo dos vídeos envolver a utilização de termos técnicos específicos que não fazem parte do universo linguístico-temático do público-alvo, devendo ser explicados e/ou substituídos por termos utilizados no cotidiano. Concluiu-se que o diálogo freiriano, quando usado como estratégia de endereçamento de vídeos, se apresenta como um conjunto de práticas problematizadoras para a produção de vídeos para aplicação na Extensão Rural de uma forma contextualizada ao público-alvo e adaptada à realidade rural e urbano-periférica brasileira. Palavras-chave: Vídeos Educacionais. Endereçamento. Diálogo. Paulo Freire. Extensão Rural.
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