dc.contributor.advisor | Tavares, Cristiano Luiz Silva | |
dc.contributor.author | Viana, Lucinete das Graças Darós | |
dc.date.accessioned | 2022-10-24T13:04:12Z | |
dc.date.available | 2022-10-24T13:04:12Z | |
dc.date.issued | 2022 | |
dc.identifier.citation | VIANA, Lucinete das Graças Darós. Análise de uma proposta de intervenção pedagógica para o ensino de Eletrodinâmica na disciplina de Física no Ensino Médio. 2022. 61f. Monografia (Especialização em Práticas Pedagógicas) - Instituto Federal do Espírito Santo, Viana, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/2454 | |
dc.description.abstract | No presente trabalho apresentamos uma proposta didática para o ensino da Eletrodinâmica com o objetivo de verificar a contribuição do uso de metodologias diferenciadas na aquisição de uma aprendizagem efetiva de Circuitos Elétricos e Lei de Ohm. A proposta é direcionada aos alunos da terceira série do Ensino Médio e consiste em uma sequência didática com a utilização de uma abordagem teórica integrada à utilização de simulações computacionais e práticas experimentais no ensino. Para avaliação da proposta didática, realizou-se uma pesquisa do tipo quantitativa-descritiva com o corpo docente objetivando a análise e avaliação da proposta. Verificou-se que as maiores dificuldades relatadas se referem à utilização da simulação por software diante da falta de recursos tecnológicos e ferramentas para a realização da aula experimental. Ressalta-se que tais dificuldades provêm, na maioria dos casos, de escolas públicas estaduais. Contudo, constatou-se que a presente proposta de intervenção pode contribuir ao proporcionar o desenvolvimento de uma aprendizagem efetiva. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | acesso_aberto | pt_BR |
dc.subject | Eletrodinâmica | pt_BR |
dc.subject | Simulações Computacionais | pt_BR |
dc.subject | Práticas Experimentais | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Física | pt_BR |
dc.subject | Intervenção Pedagógica | pt_BR |
dc.title | Análise de uma proposta de intervenção pedagógica para o ensino de Eletrodinâmica na disciplina de Física no Ensino Médio | pt_BR |
dc.type | tcc | pt_BR |
dc.publisher.local | Viana | pt_BR |
ifes.campus | Campus_Viana | pt_BR |
dc.contributor.institution | Instituto Federal do Espírito Santo | pt_BR |
ifes.author.lattes | http://lattes.cnpq.br/4310679320853881 | pt_BR |
dc.description.affiliationIfes | Campus_Sao_Mateus | pt_BR |
ifes.advisor.lattes | http://lattes.cnpq.br/4310679320853881 | pt_BR |
ifes.course.underposgraduate | Práticas Pedagógicas | |
dc.contributor.member | Paula, Denilton Macário de | |
dc.contributor.member | Venturine, Cleidson | |
ifes.author.orcid | https://orcid.org/0000-0001-7830-0650 | pt_BR |
ifes.advisor.orcid | https://orcid.org/0000-0001-7830-0650 | pt_BR |
Redes Sociais