Show simple item record

Análise de uma proposta de intervenção pedagógica para o ensino de Eletrodinâmica na disciplina de Física no Ensino Médio

dc.contributor.advisorTavares, Cristiano Luiz Silva
dc.contributor.authorViana, Lucinete das Graças Darós
dc.date.accessioned2022-10-24T13:04:12Z
dc.date.available2022-10-24T13:04:12Z
dc.date.issued2022
dc.identifier.citationVIANA, Lucinete das Graças Darós. Análise de uma proposta de intervenção pedagógica para o ensino de Eletrodinâmica na disciplina de Física no Ensino Médio. 2022. 61f. Monografia (Especialização em Práticas Pedagógicas) - Instituto Federal do Espírito Santo, Viana, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/2454
dc.description.abstractNo presente trabalho apresentamos uma proposta didática para o ensino da Eletrodinâmica com o objetivo de verificar a contribuição do uso de metodologias diferenciadas na aquisição de uma aprendizagem efetiva de Circuitos Elétricos e Lei de Ohm. A proposta é direcionada aos alunos da terceira série do Ensino Médio e consiste em uma sequência didática com a utilização de uma abordagem teórica integrada à utilização de simulações computacionais e práticas experimentais no ensino. Para avaliação da proposta didática, realizou-se uma pesquisa do tipo quantitativa-descritiva com o corpo docente objetivando a análise e avaliação da proposta. Verificou-se que as maiores dificuldades relatadas se referem à utilização da simulação por software diante da falta de recursos tecnológicos e ferramentas para a realização da aula experimental. Ressalta-se que tais dificuldades provêm, na maioria dos casos, de escolas públicas estaduais. Contudo, constatou-se que a presente proposta de intervenção pode contribuir ao proporcionar o desenvolvimento de uma aprendizagem efetiva.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.rightsacesso_abertopt_BR
dc.subjectEletrodinâmicapt_BR
dc.subjectSimulações Computacionaispt_BR
dc.subjectPráticas Experimentaispt_BR
dc.subjectEnsino de Físicapt_BR
dc.subjectIntervenção Pedagógicapt_BR
dc.titleAnálise de uma proposta de intervenção pedagógica para o ensino de Eletrodinâmica na disciplina de Física no Ensino Médiopt_BR
dc.typetccpt_BR
dc.publisher.localVianapt_BR
ifes.campusCampus_Vianapt_BR
dc.contributor.institutionInstituto Federal do Espírito Santopt_BR
ifes.author.latteshttp://lattes.cnpq.br/4310679320853881pt_BR
dc.description.affiliationIfesCampus_Sao_Mateuspt_BR
ifes.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/4310679320853881pt_BR
ifes.course.underposgraduatePráticas Pedagógicas
dc.contributor.memberPaula, Denilton Macário de
dc.contributor.memberVenturine, Cleidson
ifes.author.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-7830-0650pt_BR
ifes.advisor.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-7830-0650pt_BR


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record