Análise de uma proposta de intervenção pedagógica para o ensino de Eletrodinâmica na disciplina de Física no Ensino Médio

Viana, Lucinete das Graças Darós (2022)

tcc

No presente trabalho apresentamos uma proposta didática para o ensino da Eletrodinâmica com o objetivo de verificar a contribuição do uso de metodologias diferenciadas na aquisição de uma aprendizagem efetiva de Circuitos Elétricos e Lei de Ohm. A proposta é direcionada aos alunos da terceira série do Ensino Médio e consiste em uma sequência didática com a utilização de uma abordagem teórica integrada à utilização de simulações computacionais e práticas experimentais no ensino. Para avaliação da proposta didática, realizou-se uma pesquisa do tipo quantitativa-descritiva com o corpo docente objetivando a análise e avaliação da proposta. Verificou-se que as maiores dificuldades relatadas se referem à utilização da simulação por software diante da falta de recursos tecnológicos e ferramentas para a realização da aula experimental. Ressalta-se que tais dificuldades provêm, na maioria dos casos, de escolas públicas estaduais. Contudo, constatou-se que a presente proposta de intervenção pode contribuir ao proporcionar o desenvolvimento de uma aprendizagem efetiva.


Collections: