Aprendizagem baseada em problemas no ensino de segurança do trabalho

Secchin, Lorena Ferrari (2022)

Trabalho de conclusão de curso

RESUMO: A aprendizagem baseada em problemas (ABP) é uma metodologia ativa que tem se difundido no ensino de engenharia, nas mais diversas disciplinas, visando romper com o ensino estritamente expositivo e estimular a participação do estudante na construção de seu conhecimento. Foi a partir dessa demanda que se realizou uma intervenção pedagógica com o oitavo período do curso de graduação em Engenharia Ambiental do IFES Campus Ibatiba, na disciplina de Segurança do Trabalho. O tema abordado foi a elaboração de Mapas de Riscos do Campus a partir da apresentação dos conceitos de exposição a riscos ocupacionais no ambiente de trabalho. Além da ABP, os alunos fizeram uso de diversas Tecnologias da Informação e da Comunicação como softwares, webconferência, formulários digitais e elaboração de produtos digitais como a apresentação de slides e o Mapa de Riscos. Os resultados mostraram que a intervenção pedagógica foi satisfatória, considerando a adoção da ABP para elaboração de Mapas de Riscos. Os alunos se sentiram motivados e consideraram a escolha da abordagem significativa para o processo de aprendizagem da disciplina.

ABSTRACT: Problem-based learning is an active methodology that has been widespread in engineering education, in the most diverse diversities of teaching, breaking away from strictly expository teaching and encouraging student participation in the construction of their knowledge. It is from this demand that an intervention was carried out in the Occupational Safety discipline with the eighth period of the graduation course in Environmental Engineering at the IFES Campus Ibatiba. The theme was presenting the risks of exposure to occupational risks in the work environment. In addition to the PBL, students made use of various forms technologies such as slideshow software, web conferencing, digital forms and production of the Risk Map.The results showed that the pedagogical intervention was satisfactory, considering the adoption of PBL for the elaboration of Risk Maps. The students felt motivated and They considered that the choice of approach was significant for the learning process of the subject.


Collections: