Aprendendo sobre ambiente no museu : potencialidades educativas do Instituto Nacional da Mata Atlântica

Rocon, Katia Aparecida (2017)

Dissertação de mestrado

RESUMO: O estudo aborda as potencialidades educativas do Instituto Nacional da Mata Atlântica (INMA) enquanto espaço educativo não formal e investiga possíveis contribuições das visitas mediadas para a formação das concepções de ambiente e museu dos alunos do 6º ano do ensino fundamental. Para tanto, a pesquisa se alicerça nos pressupostos da Teoria da complexidade de Edgar Morin; na Pedagogia Libertadora de Paulo Freire e nos princípios defendidos por Vygotsky acerca do intercâmbio sociocultural e da aprendizagem mediada. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, desenvolvida com alunos do 6º ano do ensino fundamental da EMEF Professor Ethevaldo Damázio. Os dados foram coletados por meio de um roteiro de campo, um diário de campo, questionários aplicados aos alunos e registros fotográficos, que serviram de instrumentos colaborativos e essenciais para a observação e o registro de informações. Os dados foram analisados na perspectiva de Bardin (2011), de análise de conteúdo e, referente à percepção dos alunos, foram utilizados pressupostos da abordagem fenomenológica. Uma das potencialidades do INMA apontadas neste estudo refere-se a sua contribuição para a formação da concepção de ambiente e museu, que impacta diretamente o ensino de ciências. Ao apontar potencialidades educativas do INMA, este estudo colabora para evidenciar um caminho que busca fortalecer a relação museu-escola, para que, dessa forma, o INMA possa prover efetivamente subsídios para a ampliação de olhares e de perspectivas de temas centrais no currículo da educação básica.

ABSTRACT: The study addresses the educational potentials of the National Institute of the Atlantic Rainforest (INMA) as a non-formal educational space and investigates possible contributions from mediated visits to the formation of environmental concepts and museum of 6th grade students of elementary school. For this, the research is based on the assumptions of the complexity theory of Edgar Morin; In the liberating pedagogy of Paulo Freire and the principles advocated by Vygotsky about cultural interchange and mediated learning. This is a qualitative survey, developed with students of the sixth year of the elementary School of EMEF Professor Ethevaldo Mello de Damázio. The data was collected through a field roadmap, a field diary, questionnaires applied to students and photographic records, which served as collaborative and essential instruments for the observation and registration of information. The data was analyzed in the perspective of Bardin (2011), of content analysis and, regarding the perception of pupils, were used assumptions of the phenomenological approach. One of the potentialities of the INMA pointed out in this study refers to its contribution to the formation of the conception of Environment and museum, which directly impacts science teaching. By pointing out the educational potential of the INMA, this study collaborates to highlight a path that seeks to strengthen the museum-school relationship, so that the INMA can effectively provide grants for the expansion of looks and perspectives of central themes in the curriculum of basic education.


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