Ensinando matrizes usando linguagem de programação
Trabalho de conclusão de curso
RESUMO: A disciplina de matemática, para maior parte da sociedade é um grande de desafio. Diversos motivos são levantados como: a falta de prática fora do ambiente escolar, falta de interesse dos alunos, ou até mesmo a metodologia aplicada pelo professor, pois o método tradicional não tem despertado interesse nos alunos. Com base nos relatórios obtidos e apresentados nos conselhos de classes, constatou-se, que houve uma queda na aprendizagem dos alunos da segunda série do ensino médio integrado ao curso técnico de informática da EEEFM Narceu de Paiva Filho no primeiro e segundo trimestre de 2023. Diante disso, fez-se necessário estudar formas de amenizar as dificuldades atreladas à disciplina, e a inserção do uso de software no ensino do conteúdo, o que poderá proporcionar uma aprendizagem diferenciada. Neste sentido, o conteúdo de matrizes foi aplicado de forma diferente com uso de linguagem de programação e demais ferramentas da TIC. Para isso, foi realizada uma pesquisa exploratória, por meio de entrevista em sala de aula, a fim entender o nível de conhecimento dos alunos, em relação aos recursos computacionais e linguagens de programação, fazendo uma conexão entre a disciplina de matemática e de linguagem de programação. Mesmo com algumas intercorrências, como falta de internet, agendamento de equipamento limitações, dificuldade em inserir os primeiros códigos, adiamento de conteúdo, devido eventos na escola; houve envolvimento de 100% dos alunos. O uso de linguagem de programação para o ensino de matrizes, contribuiu muito na realização das atividades propostas e no desempenho do processo de aprendizagem dos alunos, para que conseguissem compreender e relacionar o conteúdo com atividades externas à escola.
ABSTRACT: The discipline of mathematics, for most of society, is a great challenge. Several reasons are raised such as: lack of practice outside the school environment, lack of student interest, or even the methodology applied by the teacher, since the traditional method has not aroused interest in students. Based on the reports obtained and presented in the class councils, it was found that there was a drop in student learning in the first and second quarter of 2021 of students in the second grade of high school integrated to the technical course of informatics at EEEFM Narceu de Paiva Son. Therefore, it was necessary to study ways to alleviate the difficulties linked to the discipline, and the insertion of the use of software in the teaching of the content, which can provide a differentiated learning. In this sense, the matrix content was applied differently using a programming language and other ICT tools. For this, an exploratory research was carried out, through interviews in the classroom, in order to understand the level of knowledge of the students, in relation to computational resources and programming languages, making a connection between the discipline of mathematics and language of schedule. Even with some complications, such as lack of internet, equipment scheduling limitations, difficulty in entering the first codes, postponement of content, due to school events; 100% of the students were involved. The use of programming language for teaching matrices contributed a lot in carrying out the proposed activities and in the performance of the students' learning process, so that they could understand and relate the content to activities outside the school.
Redes Sociais