Proposta de horta escolar como prática educativa: construindo hábitos alimentares saudáveis e o contato com o meio ambiente
tcc
RESUMO: O presente trabalho teve por objetivo elaborar uma proposta de sequência didática para trabalhar com crianças do ensino fundamental I a importância de ter hábitos alimentares saudáveis a partir da produção de uma horta escolar com material reciclável, a sequência didática (SD) foi estruturada por oito etapas com orientações direcionadas a prática docente, envolvendo atividades sobre Hábitos Alimentares e Nutricionais Saudáveis. A proposta desenvolvida foi elaborada com foco no ensino investigativo, pois esta abordagem permite o aluno a refletir, discutir, explicar e socializar os trabalhos realizados por ele na escola. Além disso, assumiu-se como tendência pedagógica a teoria Rogeriana e interlocutores que dialogam com seus pensamentos, pois segundo o autor a aprendizagem deve estar centrada no aluno durante o seu processo de ensino e aprendizagem. E corroborando com essa ideia, Vigotsky no permite refletir que a interação entre o homem e o meio é considerada uma relação dialética, pois o indivíduo não somente internaliza as formas culturais que o meio social o possibilita interagir, mas como também intervém e as transforma. Assim, compreendemos com a realização dessa proposta que alimentação saudável equilibrada e estimulada nas crianças desde pequenas pode promover ao longo da vida benefícios dentro de casa e mudanças de hábitos alimentares.
ABSTRACT: The present work aimed to develop a proposal for a didactic sequence to work with first elementary school children the importance of having healthy eating habits from the production of a school garden with recyclable material, the didactic sequence (SD) was structured by eight steps with guidelines aimed at teaching practice, involving activities on healthy eating and nutritional habits. The proposal was developed with a focus on investigative teaching, as this approach allows the student to reflect, discuss, explain and socialize the work done by him at school. In addition, the Rogerian theory and interlocutors who dialogue with their thoughts were assumed as a pedagogical trend, because according to the author, learning must be centered on the student during his teaching and learning process. And corroborating this idea, Vygotsky allows us to reflect that the interaction between man and the environment is considered a dialectical relationship, because the individual not only internalizes the cultural forms that the social environment allows him to interact, but also intervenes and transforms them. Thus, we understand with the realization of this proposal that a healthy balanced and stimulated diet in children from an early age can promote lifelong benefits at home and changes in eating habits.
Redes Sociais