Tecnologias digitais e ensino-aprendizagem de surdos em contexto pandêmico
trabalho de conclusão de curso
RESUMO: As mudanças ocorridas a partir da pandemia da COVID-19 nos despertaram para a necessidade de reflexão sobre as práticas docentes inclusivas para Surdos no Ensino Remoto Emergencial. Esse novo cenário provocou significativas mudanças no contexto da educação, exigindo reformulações metodológicas, especialmente o processo de ensino-aprendizagem mediado por Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs). Sobre essa inserção, sabe-se que não basta a simples implementação de recursos tecnológicos para que se transforme uma realidade educacional, sendo requisitadas questões ligadas ao desenho e implementação de um currículo, aquisição de recursos digitais, formação docente e discente, dentre outros aspectos. A partir da urgência de formação docente para esse novo cenário de ensino, esta proposta de intervenção, amparada em uma pesquisa-ação, visou refletir acerca das especificidades e das necessidades dos discentes Surdos no Ensino Remoto, bem como discutir sobre como as TDICs podem ser empregadas como facilitadoras e potencializadoras no processo de ensino-aprendizagem de Surdos. Para tanto, este trabalho ampara-se e discute questões ligadas ao processo de ensino-aprendizagem de Surdos no contexto pandêmico, formação docente para o uso de recursos tecnológicos e processos de ensino-aprendizagem mediados por tecnologias. Com base nessas discussões e a partir da implementação da intervenção formativa, verificamos a diversidade de recursos que podem ser empregados no processo de ensino-aprendizagem de Surdos e que potencializam a visualidade da Libras. Além disso, a partir da colaboração e do compartilhamento de vivências e experiências, foi possível refletir sobre os desafios impostos pela pandemia ao ensino de Surdos e identificarmos algumas possibilidades metodológicas e didáticas. Finalmente, conclui-se para a necessidade de que ocorra por parte do docente reflexões quando às escolhas de recursos tecnológicos e os objetivos pretendidos em termos de interação, mediação e autonomia, além de dirigir-se para a primordialidade de que os recursos tecnológicos sejam inseridos e integrados ao currículo, à formação docente inicial e continuada e às práticas pedagógicas.
ABSTRACT: The changes that have taken place since the COVID-19 pandemic have awakened us to the need to reflect on inclusive teaching practices for the Deaf in Emergency Remote Teaching. This new scenario caused significant changes in the context of education, requiring methodological reformulations, especially the teaching-learning process mediated by Digital Information and Communication Technologies (DICTs). Regarding this insertion, it is known that the simple implementation of technological resources is not enough to transform an educational reality, requiring questions related to the design and implementation of a curriculum, acquisition of digital resources, teacher and student training, among other aspects. Based on the urgency of teacher training for this new teaching scenario, this intervention proposal, supported by an action research, aimed to reflect on the specifics and needs of Deaf students in emergency remote teaching, as well as to discuss how TDICs can be used as facilitators and potentiators in the teachinglearning process for the Deaf. Therefore, this work supports and discusses issues related to the teaching-learning process of the Deaf in the pandemic context, teacher training for the use of technological resources and teaching-learning processes mediated by technologies. Based on these discussions and from the implementation of the training intervention, we verified the diversity of resources that can be used in the teachinglearning process of Deaf people and that enhance the visuality of Libras. In addition, from the collaboration and sharing of experiences, it was possible to reflect on the challenges imposed by the pandemic on the teaching of the Deaf and to identify some methodological and didactic possibilities. Finally, it is concluded that the teacher needs to reflect on the choices of technological resources and the intended objectives in terms of interaction, mediation and autonomy, in addition to addressing the primordiality that technological resources are inserted and integrated into the curriculum, initial and continuing teacher training and pedagogical practices.
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