Show simple item record

Narrativas de professores sobre tecnologias: uma proposta de intervenção na perspectiva da mídia-educação

dc.contributor.advisorDias, Rita de Cássia
dc.contributor.authorIsidorio, Allisson Roberto
dc.date.accessioned2022-10-14T19:45:11Z
dc.date.available2022-10-14T19:45:11Z
dc.date.issued2022
dc.identifier.citationISIDORIO, Allisson Roberto Isidorio. Narrativas de professores sobre tecnologias: uma proposta de intervenção na perspectiva da mídia-educação. 2022. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Pós-Graduação Lato Sensu em Práticas Pedagógicas) - Instituto Federal do Espirito Santo, Colatina, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/2429
dc.description.abstractRESUMO: A presente pesquisa aborda como os métodos narrativos podem ser instrumentos para se pensar a formação docente mais direcionada. O estudo em seu referencial teórico verifica os conceitos de percursos formativos em relação a professores e o papel da supervisão escolar e de narrativas como método de pesquisa e aplicada ao contexto educacional. Dessa forma, buscou-se responder à problemática desta pesquisa, a qual centra-se na questão: “como narrativas de professores sobre tecnologias podem auxiliar supervisores escolares a propor formação continuada mais direcionada para professores?” Para atingir os objetivos, foi realizado um estudo bibliográfico sobre como métodos narrativos têm contribuído para a formação docente e o papel da supervisão escolar. Além disso, propor uma intervenção pedagógica sobre tecnologia na perspectiva da mídia-educação baseada nas narrativas dos professores. A partir dos estudos apresentados, foi possível verificar que as narrativas têm sido amplamente defendidas para propor formação continuada. Pelos resultados obtidos nos estudos já realizados sobre o tema, infere-se que a formação de professores precisa passar por uma reformulação; dar voz aos professores se faz necessário para uma formação mais crítica.pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT: This research addresses how narrative methods can be instruments to think about a more targeted teacher education. The study in its theoretical framework verifies the concepts of training paths in relation to teachers and the role of school supervision and narratives as a research method and applied to the educational context. We sought to answer the problem of this research, which is how teachers' narratives about technologies can help school supervisors to propose continuing education more directed to teachers. To achieve the objectives, a bibliographic study was carried out on how narrative methods have contributed to teacher training and the role of school supervision. In addition, to propose a pedagogical intervention on technology from the perspective of media-education based on teachers' narratives. From the studies presented, it was possible to verify that the narratives have been widely defended to propose continuing education. Based on the results obtained, it was possible to conclude that teacher training needs to undergo a reformulation; giving voice to teachers is necessary for a more critical formation.pt_BR
dc.format.extent30 f.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.rightsacesso_abertopt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectNarrativa (Retórica)pt_BR
dc.subjectMídia digital - Aspectos educacionaispt_BR
dc.titleNarrativas de professores sobre tecnologias: uma proposta de intervenção na perspectiva da mídia-educaçãopt_BR
dc.typetccpt_BR
dc.publisher.localColatinapt_BR
ifes.campusCampus_Colatinapt_BR
ifes.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/3543029689112386pt_BR
ifes.course.underposgraduatePráticas Pedagógicas
dc.contributor.memberFernandes, Ana Paula Campos
dc.contributor.memberFerrari, Marlinda Gomes


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record