Narrativas de professores sobre tecnologias: uma proposta de intervenção na perspectiva da mídia-educação
tcc
RESUMO: A presente pesquisa aborda como os métodos narrativos podem ser instrumentos para se pensar a formação docente mais direcionada. O estudo em seu referencial teórico verifica os conceitos de percursos formativos em relação a professores e o papel da supervisão escolar e de narrativas como método de pesquisa e aplicada ao contexto educacional. Dessa forma, buscou-se responder à problemática desta pesquisa, a qual centra-se na questão: “como narrativas de professores sobre tecnologias podem auxiliar supervisores escolares a propor formação continuada mais direcionada para professores?” Para atingir os objetivos, foi realizado um estudo bibliográfico sobre como métodos narrativos têm contribuído para a formação docente e o papel da supervisão escolar. Além disso, propor uma intervenção pedagógica sobre tecnologia na perspectiva da mídia-educação baseada nas narrativas dos professores. A partir dos estudos apresentados, foi possível verificar que as narrativas têm sido amplamente defendidas para propor formação continuada. Pelos resultados obtidos nos estudos já realizados sobre o tema, infere-se que a formação de professores precisa passar por uma reformulação; dar voz aos professores se faz necessário para uma formação mais crítica.
ABSTRACT: This research addresses how narrative methods can be instruments to think about a more targeted teacher education. The study in its theoretical framework verifies the concepts of training paths in relation to teachers and the role of school supervision and narratives as a research method and applied to the educational context. We sought to answer the problem of this research, which is how teachers' narratives about technologies can help school supervisors to propose continuing education more directed to teachers. To achieve the objectives, a bibliographic study was carried out on how narrative methods have contributed to teacher training and the role of school supervision. In addition, to propose a pedagogical intervention on technology from the perspective of media-education based on teachers' narratives. From the studies presented, it was possible to verify that the narratives have been widely defended to propose continuing education. Based on the results obtained, it was possible to conclude that teacher training needs to undergo a reformulation; giving voice to teachers is necessary for a more critical formation.
Redes Sociais