Aplicação de requisitos do design para produção de um livro digital interativo na educação a distância

Cassaro, Juliana Cristina da Silva (2022)

tese de doutorado

RESUMO: Apesar do livro didático ser utilizado na educação desde os tempos dos manuscritos, ele acompanhou os avanços tecnológicos quando se tornou impresso e, desde o séc. XX, apresenta-se no formato digital e interativo. O livro didático digital interativo (LDDI) é um recurso com múltiplas possibilidades e oportuniza à educação a distância (EaD) continuar oferecendo soluções que potencializam o ensino. Entre as diversas formas de produzi-lo, o design tem um papel fundamental no contexto de seu planejamento e produção. Nessa perspectiva, o objetivo deste trabalho foi avaliar a influência do design aplicado ao LDDI na EaD, diante da percepção de diversos atores envolvidos. Para isso, um LDDI foi desenvolvido e seu uso testado em três cursos de pós graduação a distância. A metodologia aplicada caracteriza-se como abordagem qualitativa do tipo explicativa, com procedimentos de pesquisa de campo desenvolvida no Centro de Referência em Formação e Educação a Distância do Instituto Federal do Espírito Santo. O teste foi feito com dois grupos homogêneos de alunos e professores, um denominado experimental (que utilizou o LDDI no formato EPUB), e o outro controle (que utilizou o mesmo conteúdo disponibilizado na ferramenta Livro do sistema Moodle). Ao final, foi criado um grupo focal com participantes convidados para discutir o processo de planejamento do LDDI. As entrevistas com alunos e professores mostraram que o design do LDDI gerou um ambiente fácil de usar, atrativo e motivador. Desse modo, o formato EPUB tem um grande potencial de uso, possibilitando autonomia, imersão e dinamismo. Os pontos principais que merecem ser analisados para adoção do LDDI são: necessidade de conhecimentos avançados em linguagem de programação web para produzir e tornar acessível o LDDI em ambos os formatos; dependência de um aplicativo externo para leitura do EPUB; dificuldades dos aplicativos de leitura funcionarem com todos os recursos implementados; importância de uma equipe multidisciplinar para planejar e produzir e viabilidade tecnológica do estudante. Além disso, é preciso aprofundar estudos sobre a possibilidade de um ambiente web institucional e aberto para leitura e produção dos LDDIs, fazer testes mais direcionados ao acesso às audiodescrições e analisar os impactos do gerenciamento de direitos autorais no LDDI.

ABSTRACT: The textbook has been used in education since the times of manuscripts, it followed technological advances when it became printed and, since the 20th century, it has been presented in digital and interactive format. The interactive digital textbook (IDT) it is a resource with multiple possibilities and provides opportunities for distance education (DE) to continue offering solutions that enhance teaching. Among the various ways of producing it, design plays a fundamental role in the context of its planning and production. From this perspective, the objective of this work was to evaluate the influence of the design applied to IDT in distance education, given the perception of various actors involved. For this, an IDT was developed, and its use tested in three distance postgraduate courses. The methodology applied is characterized as a qualitative approach of the explanatory type, with field research procedures developed at the Reference Center for Training and Distance Education of the Instituto Federal do Espírito Santo. The test was carried out with two homogeneous groups of students and teachers, one called experimental (which used the IDT in EPUB format), and the other control (which used the same content available in the Book tool of the Moodle system). At the end, a focus group was created with invited participants to discuss the IDT planning process. Interviews with students and teachers showed that the IDT design generated an easy-to-use, attractive, and motivating environment. Thus, the EPUB format has great potential for use, enabling autonomy, immersion, and dynamism. The main points that deserve to be analyzed for the adoption of IDT are: need for advanced knowledge in web programming language to produce and make IDT accessible in both formats; dependence on an external application to read the EPUB; difficulties for reading applications to work with all the features implemented; importance of a multidisciplinary team to plan and produce the student's technological viability. In addition, it is necessary to deepen studies on the possibility of an institutional and open web environment for reading and producing IDTs, conducting more targeted tests on access to audio descriptions and analyzing the impacts of copyright management on IDT.