À PROCURA DA VITAMINA C: UMA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR PARA O ENSINO DE QUÍMICA E BIOLOGIA

Santos, Lorena (2022)

tcc

RESUMO: A importância do Ensino de Química se justifica diante da maneira como esta Ciência está presente nas relações das pessoas com a sociedade, com o meio ambiente e tudo que a cerca. Desta forma, a própria reflexão sobre o Ensino de Química aos poucos vem sendo constituído e se atualizando como um campo interdisciplinar e específico do conhecimento. A partir disso teve-se como objetivo desenvolver e analisar o uso da experimentação investigativa de forma contextualizada por meio do tema “à procura da Vitamina C”, envolvendo as áreas de química e biologia de maneira interdisciplinar, no processo de ensino e aprendizagem na educação básica. A estrutura do planejamento foi realizada com base em três momentos pedagógicos: problematização inicial; organização do conhecimento; aplicação do conhecimento. As atividades envolveram aulas teóricas e experimentais realizadas de modo a despertar no aluno uma visão diferenciada a respeito das disciplinas de forma interdisciplinar. Por fim pode-se observar que os alunos estenderam seus conhecimentos para suas vivências no dia-a-dia e integraram o ensino à vida, tendo em mente não apenas um conceito de química e ou biologia, mas como este conceito pode implicar na sua forma de agir e pensar.

ABSTRACT: The importance of Chemistry Teaching is justified by the way this Science is present in people's relationships with society, with the environment and everything that surrounds it. In this way, the reflection on Chemistry Teaching has gradually been constituted and updated as an interdisciplinary and specific field of knowledge. From this, the objective was to develop and analyze the use of investigative experimentation in a contextualized way through the theme "in search of Vitamin C", involving the areas of chemistry and biology in an interdisciplinary way, in the teaching and learning process in education. basic. The planning structure was based on three pedagogical moments: initial problematization; knowledge organization; application of knowledge. The activities involved theoretical and experimental classes carried out in order to awaken in the student a differentiated view of the disciplines in an interdisciplinary way. Finally, it can be observed that the students extended their knowledge to their day-to-day experiences and integrated teaching into life, keeping in mind not only a concept of chemistry and or biology, but how this concept can imply in its form. to act and think.


Collections: