TRILHA DA CINÉTICA QUÍMICA: CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DE UM JOGO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE QUÍMICA

Durães, Fernando Dalbó ; Maduro, Thiago Rafalski (2022)

tcc

A elaboração e utilização de jogos didáticos como recurso para o ensino de química surge devido às dificuldades apresentadas pelos estudantes em relação a aprendizagem dos conteúdos desta disciplina. Assim, elaborou-se um jogo intitulado “Trilha da cinética química”, para ser utilizado em uma abordagem lúdica na disciplina de química. O presente artigo traz uma análise sobre a elaboração e aplicação do jogo em questão, que teve como principal objetivo discutir o conteúdo de cinética química de forma lúdica, buscando permitir melhorias no aprendizado dos estudantes. O jogo foi aplicado em uma escola pública do município de São Mateus-ES, para duas Graduandas em Licenciatura em Química e em uma turma da 3ª série do ensino médio. Os resultados obtidos foram bastante promissores, evidenciando que a utilização de jogos didáticos no ensino de química é uma ótima alternativa para garantir que os alunos construam conhecimento em relação aos conteúdos existentes na disciplina.


Collections: