A construção do conceito de função por meio de uma atividade de modelagem matemática em um contexto do ensino técnico de nível médio

Cesário, Anderson Antônio Alves (2016)

Dissertação de mestrado

RESUMO: O presente estudo investigou as contribuições da utilização da Modelagem Matemática como abordagem metodológica para a construção do conceito de função, observando os pressupostos da teoria histórico-cultural de Vygotsky. A pesquisa foi realizada com alunos do primeiro ano do Ensino Médio Integrado ao Técnico em Agropecuária do Instituto Federal do Espírito Santo - campus Itapina, localizado no município de Colatina/ES. Foi adotada uma abordagem qualitativa na pesquisa e como instrumentos de análise dos dados foram utilizados o diário de campo, os trabalhos produzidos pelos alunos durante a atividade de Modelagem e uma entrevista realizada com grupo de discussão. Para o desenvolvimento da investigação utilizou-se uma atividade de modelagem, cuja problemática estava no Setor de Horticultura, buscando, dessa forma, integrar conhecimentos matemáticos e técnicos na solução do problema. A análise dos dados indicou que a Modelagem como abordagem metodológica contribui para a construção do conceito de função na medida em que permite explorar as ideias de variável, dependência e regularidade por meio da observação e análise de fenômenos do cotidiano dos alunos. Essa abordagem metodológica proporciona também mediações que auxiliam na construção do conhecimento. Como produto educacional foi elaborado um guia didático para a abordagem do conceito de função baseado em fenômenos e situações da realidade vivenciada pelo estudante.

ABSTRACT: This study investigated the contribution of the use of mathematical modeling as a methodological approach to the construction of the concept of function, observing the assumptions of cultural-historical theory of Vygotsky. The survey was conducted with first year students of the Technical Course Integrated to Secondary School at Instituto Federal Espírito Santo - Campus Itapina, located in Colatina / ES. We adopted a qualitative approach to research and, as data analysis tools, we used field notes, the students' assignment done during the Modeling activity and an interview with a discussion group. For the development of research, we carried out a Modeling activity whose problem was located in the horticulture sector, thus seeking to integrate mathematical and technical knowledge in solving it.Data analysis indicated that the modeling as methodological approach contributes to the construction of the concept of function since it allows to explore the concept of variable, dependence and regularity through observation and analysis of the students' daily life phenomena. This methodological approach also provides mediation that helps in the construction of knowledge. As an educational outcome, we designed a didactic guide to the approach the concept of function from phenomena and situations of the reality experienced by the student.


Collections: