dc.contributor.advisor | Leite, Priscila de Souza Chisté | |
dc.contributor.author | Vasconcellos, Tatiany Vittorazzi | |
dc.date.accessioned | 2017-08-29T19:15:15Z | |
dc.date.available | 2017-08-29T19:15:15Z | |
dc.date.issued | 2016 | |
dc.identifier.citation | VASCONCELLOS, Tatiany Vittorazzi. Ciências em quadros: as contribuições da arte sequencial para a educação científica no ensino de ciências. 2016. 259 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Instituto Federal do Espírito Santo, Vitória, 2016. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifes.edu.br/xmlui/handle/123456789/241 | |
dc.description.abstract | RESUMO: Esta pesquisa objetiva entender como a Arte Sequencial (representada pelas
histórias em quadrinhos, tiras cômicas, charges e cartuns) é capaz de mediar a
Educação Científica na formação docente, contribuindo para construção de uma
proposta pedagógica para o Ensino de Ciências. Desse modo, apresenta resultados
de um curso para professores do Ensino Fundamental do município de
Cariacica/ES, realizado de modo colaborativo, pois propôs a participação dos
docentes nas discussões e atividades apresentadas. A estrutura da formação de
professores, bem como as atividades realizadas foram pensadas a partir dos
momentos pedagógicos sistematizados por Dermeval de Saviani. Portanto, a
pesquisa orienta-se pela Pedagogia Histórico-Crítica e pela Psicologia Histórico-
Cultural, que consideram fundamental a apropriação do saber sistematizado para o
desenvolvimento intelectual dos sujeitos. Além disso, dialoga com Waldomiro
Vergueiro e Francisco Caruso para refletir sobre Arte Sequencial e educação. Os
resultados preliminares sugerem que a Arte Sequencial é uma linguagem capaz de
mediar a Educação Científica, contribuindo para o Ensino de Ciências crítico,
participativo e conectado com as questões histórico-culturais e artísticas. | pt_BR |
dc.description.abstract | ABSTRACT: This research aims to understand how the Sequential Art (represented by comic
books, comics strips and cartuns) is capable of mediating science education in
teacher training, contributing to building a pedagogical proposal for Science
Teaching. Thus, it presents the results of a course for elementary school teachers in
the city of Cariacica / ES, it was done collaboratively with the proposed participation
of teachers on the discussions and activities. The structure of teacher education, and
the activities were designed from the pedagogical moments systematized by
Dermeval de Saviani. Therefore, research is guided by the Historical-Critical
Pedagogy and the Historical-Cultural Psychology, considering fundamental
ownership of systematized knowledge to the intellectual development of the subjects.
Moreover, it converses with Waldomiro Vergueiro and Francisco Caruso to reflect on
Sequential Art and Education. Preliminary results suggest that the Sequential Art is a
language capable of mediating science education, contributing to the critical science
education, participatory and connected with the historical, cultural and artistic issues. | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | |
dc.subject | Ciências - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Ensino - Meios auxiliares | pt_BR |
dc.subject | Histórias em quadrinhos na educação | pt_BR |
dc.title | Ciências em quadros : as contribuições da arte sequencial para a educação científica no ensino de ciências | pt_BR |
dc.type | Dissertação de mestrado | pt_BR |
ifes.campus | Campus Vitória | |
ifes.underposgraduate | Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática | |
dc.identifier.capes | 30004012002P7 | |
ifes.knowledgeArea | Ensino de ciências e matemática | |
Redes Sociais