Show simple item record

Yellow Submarine : música e sala de aula invertida no ensino de língua inglesa em uma escola de aprendizes-marinheiros

dc.contributor.advisorOliveira, Márcia Gonçalves de
dc.contributor.authorLacerda, Fabiana Eduardo Campanharo
dc.date.accessioned2022-10-11T12:16:06Z
dc.date.available2022-10-11T12:16:06Z
dc.date.issued2022
dc.identifier.citationLACERDA, Fabiana Eduardo Campanharo. Yellow Submarine: música e sala de aula invertida no ensino de língua inglesa em uma escola de aprendizes-marinheiros. 2022. 123 f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, Instituto Federal do Espírito Santo, Vitória, 2022.pt_BR
dc.identifier.otherhttps://orcid.org/0000-0002-8476-1995
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/2419
dc.description.abstractRESUMO: A Escola de Aprendizes-Marinheiros do estado do Espírito Santo faz parte do Sistema de Ensino Naval, e a sua missão é formar marinheiros para atuarem na Marinha do Brasil. A disciplina de Língua Inglesa faz parte do currículo do curso de formação de Marinheiros, e tem como objetivo desenvolver o domínio da escrita e oralidade do idioma, em situações discursivas específicas, em nível de proficiência para iniciantes, com vias a auxiliar o marinheiro no exercício profissional. Sendo assim, o presente trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta didática para as aulas de Língua Inglesa. Além disso, como parte da dissertação do Mestrado Profissional do Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica, PROFEPT, elaboramos e aplicamos um Produto Educacional, que foi avaliado ao final da intervenção. Esta pesquisa propõe como a abordagem teórica das Metodologias Ativas pode ser inserida no contexto de uma Escola Militar, utilizando a estratégia de Sala de Aula Invertida, e a música como recurso didático-pedagógico. Essas teorias serão analisadas a partir dos seus desdobramentos na Educação Profissional e Tecnológica. Nessa proposta, utiliza-se o aplicativo de mensagens WhatsApp para criar um espaço virtual de aprendizagem móvel. O produto educacional que será desenvolvido trata-se de uma Sequência Didática no formato de Guia Didático. Nesse material, as atividades presenciais e não-presenciais são detalhadas, utilizando canções selecionadas a partir dos conteúdos estudados no material didático. Para avaliação da proposta, os participantes responderam a um questionário no encerramento das atividades. Entre os principais resultados da pesquisa, destacamos que os participantes apontaram que a intervenção propiciou a melhora do processo de ensino e de aprendizagem de Língua Inglesa, além de tornar as aulas mais atrativas e dinâmicas. Ainda de acordo com os alunos, essa experiência propiciou uma forma de aprender aspectos culturais, sociais e históricos trazidos nas letras das canções. Dessa forma, esperamos contribuir para aprimorar a formação técnica, profissional e pessoal dos futuros marinheiros não apenas na disciplina de Língua Inglesa, mas também acreditamos que esse modelo pode ser adaptado para as demais disciplinas que fazem parte do Sistema de Ensino Naval.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.rightsacesso_abertopt_BR
dc.subjectMúsicapt_BR
dc.subjectMetodologias Ativaspt_BR
dc.subjectSala de Aula Invertidapt_BR
dc.subjectWhatsapppt_BR
dc.titleYellow Submarine : música e sala de aula invertida no ensino de língua inglesa em uma escola de aprendizes-marinheirospt_BR
dc.typedissertação de mestradopt_BR
dc.publisher.localVitóriapt_BR
ifes.campusCampus_Vitoriapt_BR
dc.contributor.institutionInstituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM)pt_BR
dc.contributor.institutionEscola de Aprendizes Marinheiros do Espírito Santo (Eames)pt_BR
dc.identifier.latteshttp://lattes.cnpq.br/4425123164729662
dc.identifier.capes30004012074P8pt_BR
ifes.knowledgeAreaEnsinopt_BR
ifes.researchAreaPráticas Educativaspt_BR
ifes.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/2109227810924409pt_BR
ifes.course.underposgraduateMestrado em Educação Profissional Tecnológica
dc.contributor.memberSilva Junior, Geraldo Bull da
dc.contributor.memberOliveira, Márcia Gonçalves de
dc.contributor.memberPires, Poliana Daré Zampirolli
dc.contributor.memberMaissiat, Jaqueline
ifes.advisor.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-9027-0976pt_BR


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record