Yellow Submarine : música e sala de aula invertida no ensino de língua inglesa em uma escola de aprendizes-marinheiros

Lacerda, Fabiana Eduardo Campanharo (2022)

dissertação de mestrado

RESUMO: A Escola de Aprendizes-Marinheiros do estado do Espírito Santo faz parte do Sistema de Ensino Naval, e a sua missão é formar marinheiros para atuarem na Marinha do Brasil. A disciplina de Língua Inglesa faz parte do currículo do curso de formação de Marinheiros, e tem como objetivo desenvolver o domínio da escrita e oralidade do idioma, em situações discursivas específicas, em nível de proficiência para iniciantes, com vias a auxiliar o marinheiro no exercício profissional. Sendo assim, o presente trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta didática para as aulas de Língua Inglesa. Além disso, como parte da dissertação do Mestrado Profissional do Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica, PROFEPT, elaboramos e aplicamos um Produto Educacional, que foi avaliado ao final da intervenção. Esta pesquisa propõe como a abordagem teórica das Metodologias Ativas pode ser inserida no contexto de uma Escola Militar, utilizando a estratégia de Sala de Aula Invertida, e a música como recurso didático-pedagógico. Essas teorias serão analisadas a partir dos seus desdobramentos na Educação Profissional e Tecnológica. Nessa proposta, utiliza-se o aplicativo de mensagens WhatsApp para criar um espaço virtual de aprendizagem móvel. O produto educacional que será desenvolvido trata-se de uma Sequência Didática no formato de Guia Didático. Nesse material, as atividades presenciais e não-presenciais são detalhadas, utilizando canções selecionadas a partir dos conteúdos estudados no material didático. Para avaliação da proposta, os participantes responderam a um questionário no encerramento das atividades. Entre os principais resultados da pesquisa, destacamos que os participantes apontaram que a intervenção propiciou a melhora do processo de ensino e de aprendizagem de Língua Inglesa, além de tornar as aulas mais atrativas e dinâmicas. Ainda de acordo com os alunos, essa experiência propiciou uma forma de aprender aspectos culturais, sociais e históricos trazidos nas letras das canções. Dessa forma, esperamos contribuir para aprimorar a formação técnica, profissional e pessoal dos futuros marinheiros não apenas na disciplina de Língua Inglesa, mas também acreditamos que esse modelo pode ser adaptado para as demais disciplinas que fazem parte do Sistema de Ensino Naval.