As potencialidades do software GeoGebra no ensino dos sólidos geométricos prisma e pirâmide

Moreira, Gabriel Abreu (2022)

Trabalho de conclusão de curso

RESUMO: O estudo de geometria desempenha um papel importante nos currículos escolares se fazendo presente em diversos contextos no nosso dia a dia, desde a infância. E, com o desenvolvimento da tecnologia e a necessidade de valorizar o ensino da Geometria, é importante que professores busquem estratégias didáticas que visem a implementação de novos recursos no ensino, tornando as aulas mais estimulantes, dinâmicas e atrativas, provocando o interesse dos alunos pelas tecnologias digitais para a aprendizagem. Nesta perspectiva, o presente trabalho tem por objetivo geral analisar de que forma uma proposta didática, utilizando o software Geogebra, pode potencializar o processo de ensino e de aprendizagem de sólidos geométricos prisma e pirâmide nos anos iniciais do ensino fundamental. Para alcançar este objetivo, foi desenvolvido uma proposta de intervenção pedagógica, de caráter qualitativo. Espera-se que essa proposta possibilite uma maior interação e interesse dos estudantes pelo conteúdo proposto, devido a dinamicidade do software.

ABSTRACT: The study of geometry plays an important role in school curricula, being present in different contexts in our daily lives, since childhood. And, with the development of technology and the need to value the teaching of Geometry, It is important that teachers seek didactic strategies that aim to implement new resources in teaching, making classes more stimulating, dynamic and attractive, provoking students' interest in digital technologies for learning. In this perspective, the present work has the general objective to analyze how a didactic proposal, using the Geogebra software, can enhance the teaching and learning process of geometric solids prism and pyramid in the early years of elementary school. To achieve this objective, a pedogagical intervention proposal of a qualitative nature was developed. It is expected that this proposal allows for greater interaction and interest of students in the proposed content, due to the dynamics of the software.


Collections: