dc.contributor.advisor | Reis, Whelligton Renan da Vitória | |
dc.contributor.author | Ribeiro, Italo Roberto Câmara | |
dc.date.accessioned | 2022-10-07T17:10:33Z | |
dc.date.available | 2022-10-07T17:10:33Z | |
dc.date.issued | 2022 | |
dc.identifier.citation | página 36 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/2413 | |
dc.description.abstract | Muitos são os temas importantes ligados à inclusão e acessibilidade que merecem ser analisados e pesquisados,
sendo certo que o campo de estudo desses assuntos possui uma amplitude notória.Todavia, a fim de promover
um recorte considerável do tema e desejando que o resultado dessa pesquisa possa contribuir de alguma forma
para a atuação docente, em seus mais variados níveis, seja no que toca à reformulação de algumas práticas
pedagógicas seja no que concerne à aquisição de conhecimento sobre o assunto e posterior desenvolvimento e
aplicação do mesmo, procurei analisar quais os principais direitos titularizados pelas pessoas com deficiência
previstos em algumas legislações e a importância de difundi-los entre alunos e outros atores sociais como forma
de iniciar um processo atitudinal que pode contribuir para efetivação desses direitos e transformar, em última
instância, o contexto educacional.Desta feita, diante das reais barreiras enfrentadas pelas pessoas com
deficiência, de uma legislação ainda incipiente e de todo o conhecimento amealhado com as disciplinas do
Módulo I e II do curso de Pós-Graduação em Práticas Pedagógicas oferecido pelo IFES, o autor deste trabalho
houve por bem em mapear os direitos anteriormente mencionados, bem como elaborou uma proposta de
intervenção pedagógica, ao final, com o intuito de divulgá-los e efetivá-los na prática, na tentativa de promover a
inclusão e transformar de alguma forma, se possível, a educação, tendo contado com a experiência e orientação
de seus professores Whelligton Renan da Vitoria Reis. Portanto, este trabalho de conclusão tem o objetivo
principal de estabelecer uma proposta pedagógica ligada à temática acima mencionada, a qual poderá ser
utilizada por docentes, no exercício de suas atividades educativas, sendo possível, ainda, a sua disseminação por
toda a comunidade local, nos espaços formais e não formais de educação. | pt_BR |
dc.format.extent | 36 p. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | acesso aberto | pt_BR |
dc.subject | Direitos, divulgação, efetivação e inclusão. | pt_BR |
dc.title | A importância da divulgação dos direitos das pessoas com deficiência: o início de um processo atitudinal que possibilita a efetivação da inclusão e transforma o contexto educacional | pt_BR |
dc.type | trabalho de conclusão de curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | Guaitolini, Briane Costa de Oliveira | |
dc.publisher.local | Linhares | |
ifes.campus | Campus Linhares | pt_BR |
dc.contributor.institution | Instituto Federal do Espírito Santo | pt_BR |
ifes.author.lattes | http://lattes.cnpq.br/5140382220199026 | pt_BR |
dc.description.affiliationIfes | Campus Linhares | pt_BR |
ifes.advisor.lattes | http://lattes.cnpq.br/6095234822849138 | pt_BR |
ifes.advisorco.lattes | http://lattes.cnpq.br/5178151809182949 | pt_BR |
ifes.course.underposgraduate | PRÁTICAS PEDAGÓGICAS | |
dc.contributor.member | Christo, Marcos Luis | |
ifes.member.lattes | http://lattes.cnpq.br/03084194894303666095234822849138 | pt_BR |
ifes.member.orcid | 0308419489430366 | pt_BR |
ifes.advisor.orcid | 6095234822849138 | pt_BR |
ifes.advisorco.orcid | 5178151809182949 | pt_BR |
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