A importância da divulgação dos direitos das pessoas com deficiência: o início de um processo atitudinal que possibilita a efetivação da inclusão e transforma o contexto educacional
trabalho de conclusão de curso
Muitos são os temas importantes ligados à inclusão e acessibilidade que merecem ser analisados e pesquisados, sendo certo que o campo de estudo desses assuntos possui uma amplitude notória.Todavia, a fim de promover um recorte considerável do tema e desejando que o resultado dessa pesquisa possa contribuir de alguma forma para a atuação docente, em seus mais variados níveis, seja no que toca à reformulação de algumas práticas pedagógicas seja no que concerne à aquisição de conhecimento sobre o assunto e posterior desenvolvimento e aplicação do mesmo, procurei analisar quais os principais direitos titularizados pelas pessoas com deficiência previstos em algumas legislações e a importância de difundi-los entre alunos e outros atores sociais como forma de iniciar um processo atitudinal que pode contribuir para efetivação desses direitos e transformar, em última instância, o contexto educacional.Desta feita, diante das reais barreiras enfrentadas pelas pessoas com deficiência, de uma legislação ainda incipiente e de todo o conhecimento amealhado com as disciplinas do Módulo I e II do curso de Pós-Graduação em Práticas Pedagógicas oferecido pelo IFES, o autor deste trabalho houve por bem em mapear os direitos anteriormente mencionados, bem como elaborou uma proposta de intervenção pedagógica, ao final, com o intuito de divulgá-los e efetivá-los na prática, na tentativa de promover a inclusão e transformar de alguma forma, se possível, a educação, tendo contado com a experiência e orientação de seus professores Whelligton Renan da Vitoria Reis. Portanto, este trabalho de conclusão tem o objetivo principal de estabelecer uma proposta pedagógica ligada à temática acima mencionada, a qual poderá ser utilizada por docentes, no exercício de suas atividades educativas, sendo possível, ainda, a sua disseminação por toda a comunidade local, nos espaços formais e não formais de educação.
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