Recuperação de pontos viciados de lixo por meio da educação ambiental no município de Montanha-ES

Silva, Jacqueline Moreira da ; Santos, Thayne Mota (2020)

Trabalho de conclusão de curso

Com o crescimento da população, consequentemente o lixo gerado por esta cresce a cada dia. Com o aumento da produção de resíduos e a falta de conhecimento e/ou descaso da população acerca dos impactos ambientais que o descarte incorreto pode acarretar, são formados os pontos viciados de lixo. Os pontos viciados de lixo são locais inapropriados para descarte, presentes em ruas, terrenos baldios e margem de rios, gerando diversos gastos para os municípios com limpeza e causando diversos efeitos negativos em esferas social, ambiental, e saúde pública. A partir do exposto, objetivou-se com este trabalho definir o conceito de pontos viciados de lixo, identificar suas características e seus impactos negativos, apresentar a alternativa da educação ambiental para diminuir a problemática, além de transformar dois pontos viciados de lixo na cidade de Montanha/ES. Realizou-se uma pesquisa bibliográfica acerca dos benefícios da educação ambiental e suas características, combinada à uma coleta de dados primários em campo, além de uma entrevista aos moradores da região dos pontos estudados acerca da coleta seletiva do município. Após a análise dos dados recolhidos e discussão dos resultados, concluiu-se que com a educação ambiental, é possível formar uma conduta sustentável na comunidade e reduzir o descarte incorreto de resíduos nas cidades.

With population growth, consequently the waste generated by them grows every day. With the increase in waste production and the lack of knowledge and/or neglect of the population about the environmental impacts that incorrect disposal can cause, junk points are formed. The junk points are inappropriate places for disposal, present in streets, vacant lots and riverbanks, generating several expenses for the municipalities with cleaning and causing several negative effects in the social, environmental and public health spheres. Based on the above, the objective of this work was to define the concept of junk points, identify their characteristics and their negative impacts, present the alternative of environmental education to reduce the problem, in addition to transforming two junk points in the city of Montanha/ES. A bibliographical research was carried out on the benefits of environmental education and its characteristics, combined with a collection of primary data in the field, in addition to an interview with the residents of the studied points’s region about the recycling collection of the municipality. After analyzing the data collected and discussing the results, it was concluded that with environmental education, it is possible to develop a sustainable behavior in the community and reduce the incorrect disposal of waste in the cities.


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