Ciências em quadros : as contribuições da arte sequencial para a educação científica no ensino de ciências

Vasconcellos, Tatiany Vittorazzi (2016)

Dissertação de mestrado

RESUMO: Esta pesquisa objetiva entender como a Arte Sequencial (representada pelas histórias em quadrinhos, tiras cômicas, charges e cartuns) é capaz de mediar a Educação Científica na formação docente, contribuindo para construção de uma proposta pedagógica para o Ensino de Ciências. Desse modo, apresenta resultados de um curso para professores do Ensino Fundamental do município de Cariacica/ES, realizado de modo colaborativo, pois propôs a participação dos docentes nas discussões e atividades apresentadas. A estrutura da formação de professores, bem como as atividades realizadas foram pensadas a partir dos momentos pedagógicos sistematizados por Dermeval de Saviani. Portanto, a pesquisa orienta-se pela Pedagogia Histórico-Crítica e pela Psicologia Histórico- Cultural, que consideram fundamental a apropriação do saber sistematizado para o desenvolvimento intelectual dos sujeitos. Além disso, dialoga com Waldomiro Vergueiro e Francisco Caruso para refletir sobre Arte Sequencial e educação. Os resultados preliminares sugerem que a Arte Sequencial é uma linguagem capaz de mediar a Educação Científica, contribuindo para o Ensino de Ciências crítico, participativo e conectado com as questões histórico-culturais e artísticas.

ABSTRACT: This research aims to understand how the Sequential Art (represented by comic books, comics strips and cartuns) is capable of mediating science education in teacher training, contributing to building a pedagogical proposal for Science Teaching. Thus, it presents the results of a course for elementary school teachers in the city of Cariacica / ES, it was done collaboratively with the proposed participation of teachers on the discussions and activities. The structure of teacher education, and the activities were designed from the pedagogical moments systematized by Dermeval de Saviani. Therefore, research is guided by the Historical-Critical Pedagogy and the Historical-Cultural Psychology, considering fundamental ownership of systematized knowledge to the intellectual development of the subjects. Moreover, it converses with Waldomiro Vergueiro and Francisco Caruso to reflect on Sequential Art and Education. Preliminary results suggest that the Sequential Art is a language capable of mediating science education, contributing to the critical science education, participatory and connected with the historical, cultural and artistic issues.


Collections: