Contribuições do aplicativo Sólidos RA para o desenvolvimento da visualização geométrica na perspectiva da realidade aumentada
trabalho de conclusão de curso
RESUMO: Com base na importância da visualização no aprendizado de matemática, a realidade aumentada acessada por meio de um dispositivo móvel se apresenta como uma rica fonte de estudos para a área de visualização geométrica. Neste sentido, este trabalho busca utilizar um aplicativo de realidade aumentada chamado Sólidos RA, desenvolvido pelo autor deste trabalho, como uma ferramenta para auxílio do desenvolvimento da visualização geométrica em estudantes. Para realização da pesquisa, foi preparado um plano de aula com um conjunto de atividades para ensino de geometria que visam incrementar habilidades de visualização dos alunos utilizando o aplicativo. As atividades foram aplicadas em duas turmas de 9º ano e em uma turma de 8º ano do ensino fundamental. Para validação dos resultados da pesquisa, foi utilizada uma abordagem qualitativa, com observação dos alunos durante a realização das atividades, análise das respostas dos alunos para as atividades propostas, análise das criações dos alunos no aplicativo e entrevistas. Os dados obtidos indicam que as atividades realizadas com o uso de realidade aumentada por meio do aplicativo Sólidos RA contribuíram positivamente para o desenvolvimento de habilidades de visualização dos estudantes. Sendo assim, este trabalho conclui que o Sólidos RA pode ser utilizado como ferramenta de apoio para elaboração de roteiros de aulas dinâmicas e atrativas que envolvam conceitos de visualização geométrica.
ABSTRACT: Based on the importance of visualization in mathematics learning, augmented reality accessed through a mobile device presents itself as a rich source of studies for the area of geometric visualization. In this sense, this work seeks to use an augmented reality application called Sólidos RA, developed by the author of this work, as a tool to aid the development of geometric visualization in students. To carry out the research, a lesson plan was prepared with a set of activities for teaching geometry that aim to increase students' visualization skills using the application. The activities were applied in two 9th grade classes and in an 8th grade elementary school class. To validate the research results, a qualitative approach was used, with observation of students during the activities, analysis of students' responses to the proposed activities, analysis of students' creations in the application and interviews. The collected data showed evidence that the activities executed with the use of augmented reality through the Sólidos RA application contributed very positively to the development of students' visualization skills. Therefore, this work concludes that the Sólidos RA application can be used as a support tool for the elaboration of dynamic and attractive lesson plans that involve concepts of geometric visualization.
Redes Sociais