Show simple item record

Abordagem baseada em problemas na disciplina de eletricidade em um curso técnico de automação industrial

dc.contributor.advisorNeto, Giovani Zanetti
dc.contributor.authorPereira, Eduardo Lima
dc.date.accessioned2022-10-05T19:48:56Z
dc.date.available2022-10-05T19:48:56Z
dc.date.issued2022
dc.identifier.citationPEREIRA, Eduardo Lima. Abordagem baseada em problemas na disciplina de eletricidade em um curso técnico de automação industrial. Orientador: Giovani Zanetti Neto. 2022. 54f. TCC (Pós-graduação) - Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Práticas Pedagógicas, Vitória, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/2401
dc.description.abstractNo ambiente educacional existe uma constante busca por métodos que facilitem o processo de aprendizagem dos estudantes e permitam ao educador desenvolver os conteúdos interessantes. Dentro desse contexto de aperfeiçoamento do processo de ensino-aprendizagem, esse trabalho propõe a abordagem baseada em problemas na disciplina de eletricidade do curso técnico de automação industrial, integrado ao ensino médio. Para atender ao propósito de relacionar o conteúdo a situações reais que os alunos poderão encontrar em seu dia-dia, foi desenvolvido um problema relacionado ao sistema elétrico de uma indústria de alimentos. O resultado do trabalho é a proposta de uma intervenção pedagógica que pretende gerar nos alunos um aprofundamento no conteúdo de eletricidade diante de um problema real.pt_BR
dc.description.abstractIn the educational environment there is a constant search for methods to help students' learning process and allow the educator to develop interesting contents. In the context of improving teaching-learning process, this work proposes a problem-based approach in the electricity discipline of the industrial automation technical course, integrated with high school. To achieve the purpose of conecting the content to real situations that students may encounter in their daily lives, this work proposes a problem related to industrial electrical system of a food industry. The result of the work is the proposal of a pedagogical intervention that intends to generate in the students a deepening in the content of electricity in the face of a real problem.pt_BR
dc.format.extent54 f.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.subjectAprendizagem baseada em problemaspt_BR
dc.subjectEletricidadept_BR
dc.subjectMetodologia ativapt_BR
dc.titleAbordagem baseada em problemas na disciplina de eletricidade em um curso técnico de automação industrialpt_BR
dc.typetrabalho de conclusão de cursopt_BR
dc.publisher.localVitóriapt_BR
ifes.campusCentro de Referencia em Formação e em Educação a Distânciapt_BR
ifes.author.latteshttp://lattes.cnpq.br/9137066636997530pt_BR
dc.description.affiliationIfesCampus Linharespt_BR
ifes.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/2040429017342187pt_BR
ifes.course.underposgraduateLato Sensu em Práticas Pedagógicas
dc.contributor.memberNascimento, Luiz Soneghet
dc.contributor.memberMendes Junior, Josino Lucindo
ifes.advisor.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-6636-2069pt_BR


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record